Mundo

Confrontos entre polícia e manifestantes em Israel durante visita de ministro

None
Foto AFP

Confrontos entre a polícia e manifestantes marcaram hoje uma visita do ministro da Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben Gvir, a Kfar Uriah, durante um protesto contra o clima de insegurança e a reforma judicial promovida pelo Governo.

No centro das manifestações estão, além da reforma judicial, o assassínio esta sexta-feira, de uma mulher em Haifa, pelo marido, apesar de este ter sido denunciado à polícia.

"Onde estavam quando Daria foi assassinada?" perguntavam os manifestantes, concentrados em frente à sinagoga onde estava o ministro Ben Gvir, segundo avança o jornal diário The Times of Israel.

A polícia informou que foi detido um homem que atirou pedras aos manifestantes e dois dos participantes no protesto por crime de desordem pública e desobediência às autoridades.

Os protestos mudaram-se para Kfar Uriah depois de ter sido divulgado que Ben Gvir estaria na localidade durante este fim de semana, mudança que provocou a fúria de alguns moradores, de acordo com o jornal 'Haaretz'.

Outro jornal israelita noticiou que a polícia usou granadas de fumo enquanto alguns locais atiraram pedras aos manifestantes, havendo até indicação de que um usou um extintor para os dispersar. O Portal Walla, por seu lado, reportou que outros moradores saíram à rua em defesa dos manifestantes.