Madeira

Tráfego médio diário ponderado na Via Rápida aumentou 13,9% face ao ano precedente

Foto Arquivo/Aspress
Foto Arquivo/Aspress

A Direção Regional de Estatística (DREM) retoma hoje a divulgação das estatísticas do tráfego rodoviário das principais estradas regionais da Região Autónoma da Madeira (RAM). Nesta publicação introduziu-se um novo indicador - Tráfego médio diário ponderado - correspondente ao número de veículos, que, em média, percorrem todos os dias o comprimento de cada estrada.

Os dados divulgados têm por base informação disponibilizada pela Direção Regional de Estradas (DRE), obtida a partir dos terminais de registo e controlo do tráfego, situados nas vias e nas suas instalações.

No ano 2022, a contagem de tráfego rodoviário aumentou 13,7% na Via Rápida e de 15,3% nas Vias Expresso, face a 2021. Comparativamente a 2019, o crescimento foi ligeiramente inferior, de 7,1% e 10,9%, respetivamente. Nas vias concessionadas, os referidos aumentos foram impulsionados pelo tráfego de ligeiros (+13,8% na Via Rápida; +15,3% nas Vias Expresso). No tráfego de pesados, a variação foi igualmente positiva, ainda que de menor amplitude, quer na contagem da Via Rápida (+10,3%), quer na das Vias Expresso (+13,9%).

Quanto ao novo indicador, importa referir que, em 2022, o tráfego médio diário ponderado registou, em termos médios, 32,9 mil veículos na Via Rápida e 6,0 mil veículos nas Vias Expresso, representando aumentos de +13,9% e de 16,5%, pela mesma ordem. A evolução do tráfego de ligeiros (+14,0% na Via Rápida; +16,6% nas Vias Expresso) teve um impacto determinante naquela variação. Devido à reduzida expressão do tráfego dos veículos pesados (respetivamente, 2,4% e 8,4% do total), os aumentos consideráveis face a 2021 (+10,1% na Via Rápida; 14,5% nas Vias Expresso) pouco condicionaram a evolução do indicador no seu conjunto.