Mundo

Sobe para 62 número de mortos em naufrágio no sul de Itália

None
FOTO EPA/GIUSEPPE PIPITA

O número de migrantes mortos no naufrágio ocorrido na madrugada de domingo perto da cidade italiana de Crotone, na Calábria, no sul de Itália, subiu para 62, prosseguindo hoje as buscas pelos desaparecidos.

As operações de busca estão a cargo da Capitania dos Portos e da Guarda Financeira e desde as primeiras horas da manhã além de mergulhadores, estão a ser utilizados helicópteros.

De acordo com os sobreviventes, no barco que partiu há quatro dias da costa turca, estavam cerca de 200 imigrantes do Iraque, Irão, Afeganistão e Síria estavam a bordo.

Esta manhã foram recuperados mais três corpos, o de um homem na praia junto ao local onde ocorreu o naufrágio, outro foi localizado no mar, a cerca de 400 metros da costa, por um barco patrulha da Guarda Costeira e o terceiro foi encontrado em Le Castella, perto do local do acidente, segundo a comunicação social local.

Entre as vítimas mortais registadas até ao momento, 14 são menores, incluindo várias crianças e um recém-nascido e 33 mulheres, segundo o Ministério do Interior.

Dos 81 sobreviventes, 19 tiveram que ser internados no hospital, enquanto os restantes foram transferidos para o centro de acolhimento na cidade vizinha de Isola di Capo Rizutto.

Segundo a guarda costeira, o barco partiu-se nas rochas a poucos metros da costa, numa altura em que o mar estava muito agitado.

A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, disse que o Governo está empenhado em evitar a partida de barcos em condições que resultem em tragédias como a de domingo, e prometeu continuar a fazê-lo, "exigindo sobretudo a maior colaboração dos Estados de partida e de origem".

Por sua vez, o Presidente da República, Sergio Mattarella, pediu "um forte compromisso da comunidade internacional para eliminar as causas profundas dos fluxos migratórios: guerras, perseguições, terrorismo, pobreza, territórios inóspitos devido às mudanças climáticas".

Mattarella pediu também à União Europeia para prestar maior assistência a Itália na gestão dos fluxos migratórios.

Este naufrágio ocorreu poucos dias depois de o parlamento ter aprovado novas regras controversas sobre o resgate de migrantes, formuladas pelo executivo dominado pela extrema-direita.

A nova lei obriga os navios humanitários a efetuar apenas um salvamento de cada vez, o que, segundo os críticos, aumenta o risco de morte no Mediterrâneo central, que é considerado a travessia mais perigosa do mundo para os migrantes.

A localização geográfica da Itália torna-a um destino privilegiado para os requerentes de asilo que se deslocam do Norte de África para a Europa e Roma há muito que se queixa do número de chegadas no seu território.

Em reação a esta tragédia, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, pediram aos Estados-membros que acelerem um acordo sobre política migratória.

Segundo o Ministério do Interior, quase 14.000 migrantes desembarcaram em Itália desde o início do ano, contra cerca de 5.200 durante o mesmo período do ano passado e 4.200 em 2021.