Casos do dia

ARAE alerta para "risco químico" da pasta de modelar da marca da 'Tiger'

None
Foto ARAE

A Autoridade Regional das Actividades Económicas (ARAE) deixou, esta tarde, um alerta relativamente ao artigo 'Pasta de modelar' da marca 'Flying Tiger Copenhagen', por causa do risco químico que o brinquedo apresenta para os seus utilizadores.

Segundo explica, a ARAE recepcionou na plataforma RAPEX – Sistema de Alerta para Produtos Perigosos não Alimentares, uma notificação que indica que num dos lotes deste produto (modelo 3014809 e código de barras 0200030148097) "a migração de boro do brinquedo é demasiado elevada (valores medidos até 1940 mg/Kg)".

Nesse sentido, deixa o aviso que "a ingestão ou o contacto com uma quantidade excessiva de boro podem ser prejudicais para a saúde, nomeadamente, para o aparelho reprodutor das crianças".

A Autoridade Regional acrescenta ainda que o produto "não está em conformidade" com os requisitos da Directiva 2009/48/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 18 de Junho de 2009, relativa à Segurança dos Brinquedos, transposta para ordem jurídica nacional pelo Decreto-Lei n.º 43/2011 de 18 de junho, e da Norma Europeia EN 71-3.

Na sequência desta informação, alertamos os potenciais consumidores na Região Autónoma da Madeira para a não utilização deste produto Autoridade Regional das Actividades Económicas

  Identificação do Produto:
Categoria: Brinquedo
Produto: Pasta para modelar “Vasetti di pasta modellabile leggera “liskumvoks light clay”
Marca: Flying Tiger Copenhagen
Lote: 238560
Tipo/ N.º de Modelo: 3014809
Código de barras: 0200030148097
Descrição do Produto: Cinco potes de plástico transparentes com pasta colorida para modelar.
País de Origem: China
País Notificador: Itália
Risco: Químico  

Mais Casos

A carregar...

Não existe mais conteúdo

Carregar mais notícias

Erro ao carregar mais conteúdo