Madeira

"GESBA está muito mal gerida financeiramente", acusa JPP

Partido exige "transparência pública" das contas da Empresa de Gestão do Sector da Banana

None

Élvio Sousa atira que uma empresa pública "que vende 18 milhões e apenas distribui 6 aos seus produtores não é uma entidade pública credível"

O Juntos Pelo Povo garantiu esta quinta-feira, 23 de Fevereiro, que "vai passar as contas da GESBA - Empresa de Gestão do Sector da Banana a pente fino e mostrar publicamente os contratos, os gastos, os fornecimentos de serviços, as assessorias, os custos de transportes e os honorários gastos com o dinheiro e o suor do trabalho dos produtores". 

Em conferência de imprensa realizada esta manhã na Assembleia Legislativa da Madeira, o líder do Grupo Parlamentar do JPP, Élvio Sousa, acusou que a Empresa de Gestão do Sector da Banana "está muito mal gerida financeiramente" e exigiu "transparência pública" das contas da instituição, lembrando que a venda da banana dos agricultores rende "mais de 12 milhões ao ano".

A GESBA está muito mal gerida financeiramente, serve de manjedoura para determinados grupos e está a alimentar clientelas do PSD/CDS. Vejamos: em 2021, de vendas anuais de banana estimadas em 18,92 milhões, pagaram apenas 6,7 milhões aos bananicultores, ficando por explicar o saldo de 12,17 milhões dessas contas. Ou seja, o agricultor recebe, apenas, um terço da banana que é vendida pela GESBA. Por cada 3 kg de banana que a GESBA vende, o produtor recebe apenas 1kg.

Élvio Sousa considera uma empresa pública "que vende 18 milhões e apenas distribui 6 milhões aos seus produtores não é uma entidade pública credível e ao serviço do povo e dos agricultores", pelo contrário, diz ser "uma manjedoura regional para meia-dúzia viver à custa do trabalho escravo do agricultor, é um 'palácio de Versalhes' que usa o trabalho do povo para suportar uma minoria e uma aristocracia esbanjadora à moda de Albuquerque".