Madeira

‘Trapalhão’ está de regresso ao Funchal ao fim de dois anos

Tome nota da agenda para esta terça-feira de Carnaval

None Ver Galeria

Ferry, jaulas de aquacultura, alojamento local e (já) a covid-19 eram alguns dos temas parodiados em 2020. Recorde, através da lente dos fotógrafos da Aspress

“A vida são dois dias e o Carnaval são três!”, excepto na Madeira que são duas semanas, com o programa oficial de 2023 a decorrer de 15 a 26 de Fevereiro.

Consulte aqui o programa completo dos festejos:

Nesta terça-feira gorda tem lugar Cortejo Trapalhão, no qual está sempre presente a sátira e a crítica social. Este ano o desfile está agendado para as 16 horas, com partida da Avenida Francisco, seguindo depois pela Rotunda Francisco Sá Carneiro, Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses (faixa sul) e até à Praça da Autonomia. O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, irá assistir.

Este cortejo surge na sequência daquilo que era feito originalmente e de forma espontânea na Rua da Carreira, na primeira metade do século XX.

Ao ritmo de duas bandas filarmónicas, o cortejo Trapalhão promete contagiar o público num ambiente de folia e diversão, com a Banda Municipal do Funchal na abertura e a Banda Distrital do Funchal ao centro deste.

A participação é aberta a todos, nacionais e estrangeiros, podendo fazer-se individualmente ou em grupo, nas diferentes categorias das quatro classes que compõe a classificação – Classe de Adultos, Classe de Crianças, Classe de Melhor Trapalhão, Classe Rei Trapalhão e Travesti.

Para participar é necessário realizar inscrição junto ao edifício da Praça do Mar (Avenida Francisco Sá Carneiro), das 14h00 às 15h30.

Os vencedores de cada categoria ganham um prémio monetário. A entrega de prémios está prevista para as 18h30, no Largo da Restauração.

Eis a lista de prémios do cortejo Trapalhão:

Não se esqueça que devido à passagem do cortejo haverá alterações de trânsito no Funchal:

Alterações de trânsito no Funchal por causa do Carnaval

Devido à realização do Grande Cortejo Alegórico, sábado, dia 18, e do Cortejo Trapalhão, terça-feira, dia 22, será necessário proceder às seguintes alterações rodoviárias:

No programa deste ano estão previstas outras previstas iniciativas que acrescentarão folia e animação às existentes para este cartaz.

A Placa Central da Avenida Arriaga, além de hospedar o Mercadinho de Carnaval, deixa-se contagiar pela magia das festas, e tornando-se palco de inúmeras iniciativas de animação de rua que incluem música carnavalesca, espectáculos, arruadas e actuações diversas.

No Mercadinho de Carnaval é possível encontrar os mais diversos produtos regionais, como a gastronomia característica da época carnavalesca.

A este respeito espreite o projecto ‘Os dias gordos do carnaval’, do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s:

O ambiente festivo incentiva também ao convívio e à animação de todos os visitantes, no seguinte horário:

  • Domingo a quinta-feira: 10:00 – 00:00 
  • Sexta e sábado: 10:00 – 01:00 
  • Dia 18 e 20: 10:00 - 02:00

De realçar que as trupes que desfilaram no cortejo da noite de sábado actuarão, também, na Placa Central da Avenida Arriaga, no denominado Carnaval das Avenidas. De terça-feira a sábado estão programadas duas presenças diárias, às 20 horas e às 21 horas.

No Madeira Shopping haverá desfile infantil, pelo que as crianças que queiram participar podem inscrever-se às 10h00, na Praça Central do centro comercial. A iniciativa decorre uma hora depois, a partir das 11h00, com animação garantida pela Mariluxa e pelo Trapalhão.

De resto, o Carnaval festeja-se um pouco por toda a ilha, havendo também cortejo de Carnaval nas freguesias do Caniçal, pelas 14 horas, e Caniço, pelas 16 horas.

Já a Casa do Povo da Ilha promove, a partir das 19 horas, o Concurso 'Melhor Mascarado 2023'.

Saiba que outras iniciativas estão agendadas para hoje na Madeira:

A partir desta terça-feira, dia 21, e até ao próximo dia 28 de Fevereiro, o padre Carlos Macedo visita a Madeira para uma semana de evangelização junto de jovens e adultos de várias paróquias da Região. A visita do sacerdote, a exemplo do ano anterior, é coordenada pela Equipa de Serviço Diocesana do Renovamento Carismático Católico na Madeira.

Semana de Evangelização na Madeira com a visita do Padre Carlos Macedo

Entre os próximos dias 21 e 28 de Fevereiro, o Padre Carlos Macedo visita a Madeira para uma semana de evangelização junto de jovens e adultos de várias paróquias da Região.

EFEMÉRIDES

Principais acontecimentos registados no dia 21 de Fevereiro, Dia Internacional da Língua Materna e Dia de Carnaval:

1548 - É inaugurado o Colégio das Artes.

1677 - Morre, com 44 anos, o filósofo holandês Benedictus Espinosa, descendente de judeus portugueses, autor de "Ética" e "Tratado Teológico-político".

1795 - A Ilha de Ceilão passa para o domínio britânico.

- É estabelecida a liberdade de religião em França.

1838 - O inventor norte-americano Samuel Morse faz a primeira demonstração pública do telégrafo.

1848 - É publicado o "Manifesto Comunista", de Karl Marx e Friedrich Engels.

1863 - Nasce o pintor naturalista português Carlos Reis.

1886 - Latino Coelho, membro da Câmara dos Pares do Reino, assume-se republicano em plena sessão parlamentar.

1907 - É formada a companhia de Viação Eléctrica do Porto, pela Mathieu Lougan & Irmãos.

1916 - Grande Guerra de 1914-1918. Começa a Batalha de Verdun, em França, a mais longa e sangrenta do conflito.

1922 - Termina o protetorado britânico no Egito.

1925 - Sai o primeiro número da revista norte-americana The New Yorker.

1961 - O Presidente francês, Charles de Gaulle, propõe a formação da União Latina mundial.

1965 - O líder negro norte-americano Malcolm X, 39 anos, é assassinado em Nova Iorque. Foi um dos maiores defensores do Nacionalismo Negro nos Estados Unidos.

1968 - O vespertino lisboeta A Capital regressa às bancas, depois da suspensão em 1926.

1970 - A União Nacional, partido único da ditadura, muda o nome para Acção Nacional Popular. Marcello Caetano substitui a expressão "Estado Novo" pela de "Estado Social".

- Guerra do Vietname. O secretário de Estado dos EUA Henry Kissinger inicia contactos internacionais para a paz, a par das negociações de Paris, que culminarão em 1972.

1972 - O Presidente norte-americano, Richard Nixon, inicia uma visita de sete dias à China, a primeira viagem de um Presidente dos EUA, desde 1949.

1974 - Começa o V Congresso do Povo da Guiné, que decorrerá até 10 de abril.

- A polícia de choque reprime, em Lisboa, uma manifestação contra a guerra colonial.

1985 - A URSS e a Agência Internacional de Energia Atómica assinam o acordo de Viena, que permite a inspeção internacional de instalações nucleares soviéticas.

1986 - Toma posse o primeiro diretor do Serviço de Informações de Segurança, Ramiro Ladeiro Monteiro.

1988 - Vítor Constâncio é reeleito secretário-geral do PS.

1991 - Morre, aos 71 anos, a bailarina britânica Margot Fontaine.

1997 - A Assembleia da República aprova a alteração da antiga Lei para a despenalização do aborto, apresentada pelo deputado do PS Strecht Monteiro.

1999 - Morre, aos 84 anos, o pintor, escultor e poeta português José Rodrigues.

2001 - O Papa João Paulo II investe 44 novos cardeais, entre eles os portugueses José Policarpo, patriarca de Lisboa, e José Saraiva Martins, prefeito da Congregação para a Causa dos Santos.

2002 - É assassinado Daniel Pearl, jornalista norte-americano do Wall Street Journal, sequestrado no Paquistão, a 23 de janeiro.

- Morre, com 67 anos, o fadista Natalino Duarte.

2003 - A Croácia entrega o pedido oficial de adesão à União Europeia.

2004 - Morre, aos 91 anos, Maria Helena de Freitas, musicóloga, divulgadora, autora do programa A Voz e os Seus Intérpretes, na RDP-Antena 2.

- Morre, com 73 anos, o comediante e humorista francês Alex Métayer.

2005 - Morre Guillermo Cabrera Infante, escritor cubano exilado, autor de "Três Tristes Tigres". Tinha 75 anos

- Manifestação em Beirute contra o Governo libanês pró-sírio mobiliza cerca de cem mil pessoas, que pedem a demissão do primeiro-ministro Omar Karami.

2006 - O Presidente da Autoridade Nacional Palestiniana, Mahmud Abbas, encarrega o dirigente do Hamas Ismail Haniyeh de formar governo.

- É confirmada a presença do vírus da gripe das aves na Hungria.

2007 - A Direcção-Geral de Saúde anuncia o segundo caso humano da doença das vacas loucas em Portugal.

- Morre, aos 87 anos, Al Viola, guitarrista norte-americano. Trabalhou mais de 25 anos com Frank Sinatra, em êxitos como "My way" e "Strangers in the night". Tocou mandolim na banda sonora de "O Padrinho".

2008 - O Governo aprova o decreto referente à autonomia, administração e gestão escolar, que pretende abrir as escolas à participação das suas comunidades locais.

- Morre, aos 66 anos, a feminista Madalena Barbosa, fundadora do Movimento de Libertação das Mulheres. A ativista dedicou a vida a defender os direitos das mulheres e a igualdade de género.

2009 - Morre, aos 85 anos, o escultor Lagoa Henriques.

- Morre, com 66 anos, José Megre, impulsionador do todo-o-terreno em Portugal e criador das duas maiores provas nacionais da categoria.

2012 - Os ministros das Finanças da zona euro chegam a um acordo sobre o segundo programa de ajuda à Grécia, no valor de 130 mil milhões de euros.

- Morre Manuel Falcão, bispo emérito de Beja. Tinha 89 anos.

2013 - Morre, aos 74 anos, Alexei German, realizador russo.

- Morre, aos 75 anos, Magic Slim, uma das figuras mais representativas do "blues" elétrico de Chicago.

2014 - O parlamento da Ucrânia aprova por ampla maioria a reposição da Constituição de 2004, que limita os poderes do Presidente, uma das principais exigências da oposição.

2015 - O administrador da farmacêutica Octapharma Paulo Lalanda Castro é constituído arguido no âmbito da "Operação Marquês", depois de ter sido ouvido, "a seu pedido", pelo procurador Rosário Teixeira.

- Morre, aos 81 anos, Luca Ronconi, considerado um inovador do teatro contemporâneo tanto italiano como europeu.

2017 - Morre, em Almada, Miguel Pacheco, primeiro presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT).

2019 - Morre, aos 94 anos, Stanley Donen, realizador norte-americano de "Serenata à Chuva".

2020 - O cardeal português José Tolentino Mendonça é nomeado pelo Papa Francisco como membro do Conselho Pontifício da Cultura.

- Um cidadão italiano de 78 anos infetado com o novo coronavírus morre, na região de Veneto, em Itália, tornando-se na primeira vítima mortal naquele país devido à covid-19 e a segunda na Europa.

- Morre, aos 69 anos, Ilídio Pinto Leandro, antigo bispo de Viseu.

- Morre, aos 61 anos, João Ataíde das Neves, deputado do PS, antigo presidente da Câmara da Figueira da Foz e ex-secretário de estado do Ambiente.

- Morre, aos 78 anos, Vasco Pulido Valente, pseudónimo de Vasco Valente Correia Guedes, ensaísta, historiador e comentador político. Foi secretário de Estado da Cultura do governo de Sá Carneiro.

2021 - Morre, aos 81 anos, Jean-Pierre Tailhade, ator e encenador francês, esteve na fundação do Théâtre du Soleil, na década de 1964. Em Portugal, fez parte do grupo Comuna - Teatro de Pesquisa, ao lado de nomes como João Mota, Carlos Paulo e Manuela de Freitas.

2022 - O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, reconhece a independência dos territórios separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia e insta o parlamento a assinar os tratados que permitirão o apoio militar de Moscovo a estas autoproclamadas repúblicas. Ordena ainda a mobilização do Exército russo para "manutenção da paz" nos territórios separatistas pró-russos no leste da Ucrânia.

PENSAMENTO DO DIA

O homem (...) acostuma-se a viver sem carácter e sem opinião. Cai na ignorância e na vileza Eça de Queiroz (1845-1900), escritor português

Este é o quinquagésimo segundo dia do ano. Faltam 313 para o termo de 2023.