Madeira

Ribeira Brava organiza VI Jornadas de Geologia

None

A Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, com o apoio da Câmara Municipal da Ribeira Brava, volta a organizar as Jornadas da Geologia, entre os dias 23 e 27 de Fevereiro.

O objectivo da iniciativa passa por dinamizar o ensino das geociências e divulgar as diferentes áreas da geologia à comunidade educativa.

O evento volta a conta com o apoio da autarquia e surge através de uma parceria com o engenheiro geólogo Sandro Vicente. Contará ainda com um conjunto de palestras, bem como saídas de campo que envolverão alunos e docentes da Escola da Ribeira Brava e do Pólo do Campanário.

Na quinta-feira, 23 de Fevereiro, o dia será dedicado à divulgação informativa, técnica e científica por parte dos especialistas da área. O representante da Direcção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, João Marques, abordará o tema ‘Água para consumo humano - Gestão do controlo da qualidade da água na RAM’. O arquitecto Élvio Araújo do Office for Architecture divulgará a ‘Galeria Szczelin’ e a ecóloga Adriana Gonçalves apresentará o projecto de valorização da área protegida do Cabo Girão.

As saídas de campo vão ter início na parte da tarde com a orientação de Sandro Vicente. O engenheiro fará um passeio pedonal pela vila do concelho, expondo a Ribeira Brava como ‘O celeiro da primeira cidade Atlântica’.

Por sua vez, o Pólo do Campanário terá uma exposição dedicada aos ‘usos das rochas na Madeira’ e os alunos poderão ser ‘Geólogos por um dia’.

Esta VII edição terá ainda a presença do GeoLab, Laboratório Móvel de Geociências, que estará presente na Ribeira Brava a 23 de Fevereiro e no Polo de Campanário no dia 24.

Os restantes dias serão dedicados às saídas de campo com uma visita à área protegida do Cabo Girão e uma viagem ao Porto Santo.