Madeira

Capela das Babosas destruída no 20 de Fevereiro na Madeira reabre quinta-feira

None
Foto arquivo

A capela das Babosas, na freguesia do Monte, ilha da Madeira, que ficou destruída pela aluvião do 20 de fevereiro de 2010, foi reconstruída e reabre a porta na quinta-feira.

A Capela de Nossa Senhora da Conceição, no Largo das Babosas, foi edificada em 1906 e ficou completamente destruída pela força das águas no decorrer da aluvião do 20 de fevereiro de 2010, que provocou 47 mortos, 600 desalojados e prejuízos materiais avaliados em 1.080 milhões de euros.

A imagem da Senhora da Conceição desta capela foi encontrada intacta e foram ainda recuperados outros objetos, como o crucifixo.

O projeto de reconstrução teve início em julho de 2019, tendo sido celebrado um contrato-programa com o Governo Regional relativo a um apoio de 200 mil euros. A obra contou ainda com donativos de várias instituições e particulares.

O programa da inauguração conta com a presença do bispo do Funchal, Nuno Brás, que "estará presente para benzer a nova capela das Babosas" confirmou à agência Lusa a diocese do Funchal.

Na nota, a diocese salienta que esta "obra para os cristãos reveste uma particular alegria por ser uma capela cuja padroeira é a padroeira de Portugal, Nossa Senhora da Conceição, mandada construir para assinar o aniversário da proclamação deste dogma católico".

Também sublinha que se "reveste para todos os madeirenses de um particular significado como sinal de resiliência de todo um povo e de oração por todos os que sofrem, sofreram e morreram no 20 de fevereiro".

Considera ainda ser "um sinal de esperança para todos. É o regressar da imagem da Imaculada que esteve enterrada na lama e que agora volta para o seu lugar, para a sua capela".

A diocese do Funchal escreve que este "é um momento para agradecer o contributo do Governo Regional para esta grande obra e agradecer à paróquia do Monte e ao seu pároco o padre Vítor Baeta Sousa e a todos os que contribuíram para a construção".

A paróquia da localidade anunciou que o programa da celebração começa na Igreja do Monte, seguindo-se a "procissão com imagem da Imaculada Conceição e crucifixo da capela até o largo das Babosas".

A celebração tem continuidade no adro da capela, cuja porta será aberta, seguindo-se a colocação da imagem no altar e a celebração da eucaristia.

Do programa consta ainda uma homenagem às vítimas da aluvião de 20 fevereiro 2010 no adro da capela.