Madeira

Autarquia de Santa Cruz beneficia 800 alunos com bolsas de estudo

None

A Câmara Municipal de Santa Cruz vai, este ano, abranger 800 alunos através de bolsas de estudo, representando um aumento de mais 100 alunos em relação ao ano anterior. 

O apoio foi hoje aprovado na reunião de Câmara e este ano tem ainda a novidade de serem atribuídas bolsas por mérito académico e bolsas artísticas.

Paralelamente, e por via de uma alteração ao regulamento, as bolsas de estudo chegam a uma classe média que normalmente não tem acesso a este tipo de apoio.

Segundo nota enviada pela autarquia, em causa está um investimento na ordem dos 500 mil euros.

Jaime Silva, vereador com o pelouro do social adiantou que este ano se verificou um menor número de chumbos nas candidaturas apresentadas, visto que no ano passado ficaram de fora 125 candidatos e este ano apenas não serão apoiados 50 candidatos. E mesmos estes ficam de fora não por motivo de rendimentos, mas por motivos de insucesso escolar no ano anterior.

O vereador explicou que a grande redução de processos indeferidos deve-se principalmente à alteração do regulamento municipal que rege este tipo de apoio, alteração essa que permitiu alargar o grupo de candidatos abrangidos para o apoio.

“Se até o ano passado o limite de apoio era 1 IAS (cerca de 440 euros de rendimento per capita do agregado), este ano o limite passou a ser de 2 IAS (quase 900 euros de rendimento per capita), facto que permitiu apoiar alunos que nunca recebem bolsa de estudo e que todos os anos morrem na praia, apesar destas família precisarem e merecerem este apoio” Jaime Silva, vereador com o pelouro do social em Santa Cruz.

Assim, o município vai permitir que a classe média seja abrangida por este tipo de apoio, até ao seu patamar superior, abrangência essa que, segundo Jaime Silva, a autarquia pretende alargar a outros tipos de apoio ao nível social.

Na reunião foi ainda aprovada a proposta que possibilita a Isenção temporária de tarifas de ligação às redes de saneamento.

Isto para maximizar o investimento que a Câmara tem vindo a fazer e que já ronda 1,2 milhões de euros.

Filipe Sousa diz que a realidade desmente a oposição quando esta acusa a atual equipa de nada fazer, enumerando vários investimentos na área do saneamento, como a Construção da Estação Elevatória do Salão, a beneficiação da Estação Elevatória dos Reis Magos, a substituição das Eletrobombas da Estação Elevatória do Mercado, a rede de Águas Residuais Urbanas na Rua dos Moinhos, a reparação da Estação Elevatória da Falésia, no Caniço, a rede de Águas Residuais Urbanas na Rua da Abegoaria, também no Caniço; a rede de Águas Residuais Urbanas na Rua da Torre, a rede de Águas Residuais Urbanas na Rua D. Teresa Bela de Sá, a rede de Águas Residuais Urbanas na Estrada das Carreiras, a rede de Águas Residuais Urbanas no Caminho do Piquinho, a rede de Águas Residuais Urbanas no Caminho dos Tanques, a rede de Águas Residuais Urbanas no entroncamento do Caminho do Rochão com o Caminho da Portela, a rede de Águas Residuais Pluviais na Estrada do Aeroporto – Mãe-de-Deus e 2.ª Travessa da Mãe-de-Deus.

Na reunião ordinária descentralizada, que decorreu na Loja do Munícipe, no Caniço, foi ainda aprovado o apoio às juntas de freguesia, tendo o edil salientado que o apoio camarário já ultrapassa as transferências do Estado para aqueles órgãos do poder local. Disse ainda que está a ser estudada a possibilidade das juntas concorrerem a outro tipo de apoio camarário em caso de projetos de comprovado interesse municipal.

Por último, há a destacar a aprovação à alteração do Fundo Social de Emergência, por forma a poderem ser concretizados os já anunciados apoios ao pagamento de rendas e prestações bancárias com habitação, a fim de dar resposta à crise, à  inflação das taxas de juro e dos preços praticados pelo mercado imobiliário.