Madeira

Plenário de trabalhadores da HF vai afectar circulação de autocarros dia 23

None

O Sindicato Nacional dos Motoristas e outros Trabalhadores (SNMOT) convocou um plenário de trabalhadores da Horários do Funchal para o próximo dia 23 de Fevereiro, quinta-feira, pelo que poderá haver constrangimentos na circulação de autocarros a partir das 11h30, sensivelmente, devido ao início de recolha dos veículos em serviço à respectiva estação.

O plenário decorre entre as 12h e as 15 horas. "Pedimos a todos os utentes dos HF a melhor compreensão e desculpa por todos os incómodos causados pela realização do aludido Plenário, mas estes Trabalhadores pretendem tão somente que os seus salários sejam atualizados em linha com a inflação registada para conseguirem fazer face ao acréscimo do custo de vida", refere nota enviada à comunicação social.

O sindicato indica ainda que está a fazer a comunicação atempada deste plenário para que os utentes possam encontrar alternativas. 

"Ao contrário do que o STRAMM pretendeu fazer crer nas declarações proferidas na comunicação social no passado dia 16 de Janeiro, o «acordo» alcançado com os HF foi feito à revelia e nas costas dos Trabalhadores. Os Trabalhadores dos HF estão e sempre estiveram contra os termos desse «entendimento» alcançado. Tanto assim é que estes Trabalhadores têm vindo a desvincular-se desse Sindicato por este não respeitar a vontade dos seus Associados nem as orientações emanadas por estes", refere a mesma nota.

"O aumento acordado não traduz um aumento real dos salário, porquanto o referido “Acordo” alcançado apenas traduz um aumento na massa salarial de cerca de 5,1% e a taxa de inflação registada em 2022 foi – como todos nós bem sabemos - de 7,8%. Neste particular e com o “Acordo” então publicitado, traduz-se num claro prejuízo e numa clara perda do poder de compra de cerca de 2,3% para os Trabalhadores dos HF", indica ainda.

O SNMOT apenas gostaria de esclarecer que não faz Acordos com nenhuma Entidade Patronal que derivem, por parte destas, da apresentação unilateral das condições para esse efeito.