Madeira

Pedro Ramos reuniu com a nova direcção de cirurgia geral do SESARAM

None

O secretário regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, reuniu, ontem, 31 de Janeiro, com a nova direcção do Serviço de Cirurgia Geral liderada pela médica especialista, Carmo Caldeira e com todos os profissionais que integram o serviço, no Hospital Dr. Nélio Mendonça.

Actualmente o Serviço de Cirurgia Geral é composto por 39 médicos especialistas, 8 médicos internos de especialidade e cerca de 60 enfermeiros que dão apoio a todas as actividades clínicas do serviço.

O serviço de Cirurgia Geral está empenhado em prestar cuidados aos utentes cada vez mais com qualidade e segurança, com enfoque na área da formação continua e investigação.

Recentemente o serviço de cirurgia geral viu aumentada a disponibilidade de mais tempos para realização de consultas de especialidade e com a abertura do novo bloco operatório irá aumentar a sua actividade cirúrgica.

O novo bloco operatório será uma realidade no próximo mês de Março e irá permitir aumentar a realização de cirurgias no Hospital Dr. Nélio Mendonça, com a disponibilização de sete salas no bloco central, mais as quatro salas da cirurgia de ambulatório.

O encontro com a nova liderança teve continuidade na parte da tarde nas instalações da secretaria regional e contou com a participação do médico especialista em cirurgia geral, Luís Ferreira, responsável pela área da formação no serviço.

Neste encontro de trabalho foram debatidos vários temas relacionados com a qualidade e segurança, nomeadamente a implementação do programa ERAS (Enhanced Recovery After Surgery – Recuperação Melhorada Após Cirurgia), no serviço. Esta nova abordagem multidisciplinar irá permitir uma recuperação cirúrgica mais rápida e com maior qualidade para o doente.

Em cima da mesa esteve, igualmente, alguns novos desafios que se irão colocar, brevemente, ao serviço de cirurgia, nomeadamente a implementação da cirurgia robótica e a criação de Centros de Responsabilidade Integrados, nomeadamente (CRIS) na área da Obesidade.

A nova diredtora de serviço de cirurgia geral, Carmo Caldeira, iniciou funções na liderança do serviço no dia 17 de Novembro de 2022. A nova liderança complementa-se com a participação dos enfermeiros gestores, Dalila Freitas, David Jesus e Sílvia Soares.

No Hospital Dr. Nélio Mendonça, a reunião com o serviço de cirurgia geral, contou com a presença da presidente do Conselho de Administração do SESARAM, Rafaela Fernandes, e com as direções técnicas, José Júlio Nóbrega, director clínico, e José Manuel Ornelas, enfermeiro director.