Madeira

SESARAM destaca importância da certificação da qualidade nos cuidados de enfermagem

None

O modelo de certificação de Unidades de Saúde [do Ministério da Saúde adaptado do modelo ACSA] e em vigor desde 2013 no SESARAM EPERAM é uma ferramenta de gestão da qualidade, que auxilia os serviços de saúde a atingirem a excelência clínica e organizacional, recorda do SESARAM.

Assim, destaca como benefícios da certificação da qualidade nos cuidados de enfermagem a comunicação, a liderança, a segurança  e a qualidade do atendimento.

Adianta ainda que “acrescenta valor aos profissionais de enfermagem; consolida e amplia a visão dos profissionais sobre o seu próprio ambiente de trabalho e sobre os elementos de qualidade prioritários na sua prática, proporciona formação e uma aprendizagem organizativa através da gestão do conhecimento; potencia o seu desenvolvimento e realização profissional e pessoal”.

Tal como o DIÁRIO noticiou, estão a decorrer de 23 a 27 de Janeiro auditorias de avaliação externas a seis serviços hospitalares e a quatro centros de saúde da Região Autónoma da Madeira, que se encontram em processo de renovação de certificação pelo Modelo de Certificação de Unidades de Saúde do Ministério da Saúde (adaptado do modelo ACSA).