Madeira

SESARAM "está no caminho certo"

Laura Marques, coordenadora do Modelo de Certificação de Unidades de Saúde, veio desde Lisboa para constatar que "há uma evolução" no Serviço Regional

None

Chegaram ao fim as auditorias de avaliação externas a seis serviços hospitalares e a quatro centros de saúde, na Madeira, que se encontravam em processo de renovação de certificação por parte do Ministério da Saúde.

Laura Marques, coordenadora do Modelo de Certificação de Unidades de Saúde, veio desde Lisboa para constatar que "há uma evolução" no SESARAM "e o assumir uma cultura interna da qualidade que não envergonha qualquer instituição, em qualquer parte do Mundo".

Estão no caminho certo e em velocidade cruzeiro. É o reconhecimento externo do trabalho em segurança, no aumento da acessibilidade, eficiência, eficácia e cuidados prestados. Os cuidados são prestados conforme as melhores evidências científicas actuais. Laura Marques

Já Cristina Esteves, coordenadora do Gabinete de Qualidade do SESARAM faz um "balanço muito positivo" destas auditorias d destacou "o envolvimento crescente de todos os profissionais" que se encontraram "em processo de renovação de certificação".

"As auditorias externas correram muito bem. Pretendemos atingir a excelência e para lá caminhamos. Num futuro próximo vamos apostar em certificar cada vez mais serviços e, porque não, a instituição no seu global, e é para isso que vamos continuar a trabalhar", sublinhou.

As auditorias decorreram nos serviços de Cirurgia Cardiotorácica, Ginecologia-Obstetrícia, Medicina Intensiva, Anestesiologia, Unidade de Cuidados Paliativos e Serviço de Patologia Clínica. Quanto aos centros de saúde incluem-se os da Ribeira Brava, Santo António, Caniço e Machico. Neste último, o director, Eduardo Freitas, falou em representação do coordenador do Agrupamento dos Centros de Saúde.

É a melhoria contínua, a uniformização de procedimentos com vista a um melhor atendimento aos doentes. Um atendimento de uma forma organizada e sistematizada, de maneira a que um doente que seja atendido no Funchal seja atendido com a mesma qualidade e segurança em qualquer parte da ilha. Eduardo Freitas