País

Parlamento formaliza renúncia e substituição de deputado do PSD Sérgio Marques

None

A Assembleia da República formalizou hoje a renúncia ao mandato do deputado do PSD Sérgio Marques, eleito pelo círculo da Madeira, e a sua substituição por João Dinis Santos Ramos, com a aprovação do respetivo parecer em plenário.

No arranque da sessão plenária de hoje, o parecer da Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados foi aprovado por unanimidade.

A substituição, com efeitos a partir de segunda-feira, do deputado social-democrata já tinha tido o aval da comissão, que se reuniu pelas 14:00 para o efeito.

Sérgio Marques é substituído por João Dinis Santos Ramos, número quatro da lista da coligação PSD/CDS-PP pelo círculo eleitoral da Madeira.

João Dinis Santos Ramos é vogal da Comissão Política Regional do PSD na Madeira.

Na terça-feira, o deputado do PSD Sérgio Marques, eleito para Assembleia da República pela Madeira, anunciou a renúncia ao mandato e a saída da comissão política regional do partido na sequência da polémica em torno de críticas à governação regional.

Na origem desta decisão estão as acusações de Sérgio Marques, em declarações ao Diário de Notícias, de "obras inventadas a partir de 2000", quando Alberto João Jardim (PSD) era presidente do executivo madeirense, e grupos económicos que cresceram com o "dedo do Jardim".

Sérgio Marques, que fez parte do executivo madeirense como diretor regional entre 1988 e 1989, refere na reportagem divulgada no domingo que a governação de Alberto João Jardim "foi fantástica até 2000", mas depois "começaram a inventar-se obras, quis-se continuar no mesmo esquema de governo, a mesma linha, obras sem necessidade, aquela lógica das sociedades de desenvolvimento, todo aquele investimento louco que foi feito pelas sociedades de desenvolvimento".

O social-democrata, que fez também parte do Governo de Miguel Albuquerque como secretário regional do Assuntos Europeus e Parlamentares, entre 2015 e 2017, afirmou ainda que foi afastado do cargo por influência de um grande grupo económico da região.

Sérgio Marques renuncia ao mandato de deputado na Assembleia da República

Dinis Ramos deverá ocupar o lugar deixado vago em São Bento

Tânia Cova , 17 Janeiro 2023 - 18:47