DNOTICIAS.PT
Mundo

Borrell felicita Espanha pela "liderança e conquistas" na presidência da UE

None

O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, felicitou ontem a presidência espanhola do Conselho da UE pela "liderança e conquistas" no semestre à frente da instituição em que estão representados os Governos dos 27 Estados-membros.

"Depois de seis meses intensos, felicito a presidência espanhola do Conselho da UE pela sua liderança e conquistas notáveis", disse Borrell na rede social X, adiantou a EFE.

O chefe da diplomacia comunitária apontou que ao longo desta presidência espanhola, "se fecharam acordos largamente esperados", como os que se referem à governança económica, ao pacto para as migrações e asilo e a lei da inteligência artificial.

Destacou também que "trabalharam duramente em conjunto" em relação à guerra de Israel contra o movimento islamista Hamas em Gaza e ampliaram o apoio à Ucrânia com o acordo político para iniciar as negociações de adesão ao bloco comunitário.

Borrell referiu-se ainda à colaboração para a realização da cimeira de julho passado entre a UE e a Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (CELAC) -- a primeira em oito anos -- e à celebração de acordos-quadro com o Chile e os países da Ásia, Caraíbas e Pacífico.

"Uma presidência realmente impactante que impulsiona a mudança positiva e a cooperação global", afirmou Borrell.

O chefe da diplomacia europeia, espanhol, afirmou também na passagem de testemunho à Bélgica da presidência rotativa do Conselho da UE, a Europa enfrenta "um período difícil com o início de um novo ciclo institucional na UE" e "guerras devastadoras nos países vizinhos".

"A determinação e a sabedoria serão cruciais para fortalecer a unidade e melhorar a ação exterior ao serviço dos cidadãos da UE", concluiu.