5 Sentidos

Masterclass de violoncelo orientada por Levon Mouradin no Conservatório

None

Dando seguimento à parceria entre o Conservatório – Escola das Artes da Madeira e a Associação Notas e Sinfonias Atlânticas (ANSA)/Orquestra Clássica da Madeira (OCM), será promovida uma masterclass de violoncelo orientada por Levon Mouradin, músico premiado e professor natural da Arménia, mas a viver em Portugal há muitos anos.

Conforme explica o Conservatório através de uma nota de imprensa, esta masterclass, aberta a todos os alunos e professores desta instituição educativa e demais interessados, decorrerá, no próximo dia 2 de Fevereiro, pelas 14h00, no Salão Nobre do edifício sede, com entrada livre.

O violoncelista Levon Mouradian estreou-se em concerto aos 10 anos, como vencedor do Prémio de Interpretação para jovens músicos na República da Arménia. Nos anos seguintes, foi laureado nos mais prestigiados concursos internacionais. A sua carreira levou-o a apresentar-se por todo o mundo em países como os EUA, Alemanha, França, Espanha, Portugal, Hungria, Japão, Coreia, Rússia, Israel e Brasil. Como solista, atuou com a Orquestra Sinfónica da Arménia aos 14 anos e, desde então, tocou sob a direção dos maestros mais conceituados do mundo. Foi titular da classe de violoncelo e música de câmara no Departamento de Artes da Universidade de Évora e é atualmente professor na Escola Superior de Música de Lisboa".   Conservatório – Escola das Artes da Madeira
Como orienta, regularmente, cursos de aperfeiçoamento de violoncelo e de música de câmara em Portugal, Espanha e Alemanha, pretende-se que este seja um momento único de aprendizagem para os jovens alunos do Conservatório, permitindo-lhes terem contacto, com este especialista e artista reconhecido, com mais experiência, e dele receberem conselhos e outros ensinamentos relacionados com as suas vivências artísticas e técnicas".   Conservatório – Escola das Artes da Madeira

Em 1985, Levon Mouradian recebeu o 2.º Prémio e a Medalha de Prata no Concurso Internacional de Violoncelo Pablo Casals. Em 1986 foi laureado no Concurso Internacional Tchaikovsky, em Moscovo, e em 1997 foi 1.º Prémio de Violoncelo no Concurso de Instrumentos de Arco Júlio Cardona, na Covilhã.

Estreou-se em público aos 10 anos, tendo ganho o 1.º Prémio de Interpretação num concurso para jovens músicos realizado na República da Arménia. Aos 14 anos tocou em público, como solista, as Variações Rococó de Tchaikovsky, com a Orquestra Sinfónica da Arménia, dirigida pelo maestro D. Khandjian. Ainda como solista, apresentou-se com as mais importantes orquestras da antiga União Soviética e sob a direção de eminentes maestros como Valery Gergiev, Veronika Dudarova, Gennady Rozhdestvensky, Jansug Kakhidze, Vag Papian, Georgi Kostin, Omri Hadari, Daniel Nazaré e Joana Carneiro, entre outros. Apresentou-se em concerto em vários países, incluindo Estados Unidos da América, Holanda, Alemanha, França, Japão, Coreia do Sul, Rússia, Israel, Espanha, Portugal, Brasil, Jugoslávia e Hungria. De 1999 até 2007, foi titular da classe de violoncelo e música de câmara no Departamento de Artes da Universidade de Évora. Desde 2015 é professor na Escola Superior de Música de Lisboa.

Orienta regularmente cursos de aperfeiçoamento de violoncelo e de música da câmara nos festivais Valle De Arlanza e Nueva Generacíon Musical, em Espanha, e no Festival Internacional de Viana do Castelo, juntamente com Ivan Monigetti e Nathaniel Rosen. Deu formação em cursos de aperfeiçoamento, a convite da Universidade da Georgia (EUA). Foi convidado pelo Instituto de Música da Califórnia para liderar a classe de violoncelo no curso de verão, em Weikersheim, na Alemanha, em 2012. Foi membro do júri do Concurso Internacional de Instrumentos de Arco Júlio Cardona, em abril de 2003.

Como solista, ou integrado em grupos de música de câmara, apresentou-se em importantes festivais internacionais, nomeadamente em Munique ('Nachtsücke'), Tallin (David Oistrakh Festival), Weikersheim, São Petersburgo ('St. Petersburg Palaces'), Santander, Burgos e Cangas de Onís, e ainda Madeira, Coimbra, Algarve, Sintra, Leiria, Tomar e Viana do Castelo.

Levon Mouradian gravou vários CD’s com obras de compositores clássicos como Locatelli, Valentini, Boccherini, Beethoven e Chostakovitch, e também obras de compositores contemporâneos como K. Khachaturian, H. Dellalian, T. Mansurian, A. Terterian e Wim Zwaag, para a RDP-Antena 2 e as editoras Melody, Dutch Records Company – na qual faz parte do principal elenco de artistas – e Clave Records (Espanha). Levon Mouradian toca num violoncelo veneziano do séc. XVIIl.