5 Sentidos

Violinista alemã orienta masterclass no Conservatório

None

O Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira promove esta quinta-feira, 19 de Janeiro, uma masterclass de violino orientada por Alissa Margulis, jovem violinista alemã, convidada regular de grandes orquestras e salas europeias.

A masterclass, aberta a todos os alunos e professores da instituição educativa e demais interessados, terá lugar no Salão Nobre do edifício sede, cito à Avenida Luís de Camões n.º 1, entre as 14 e as 18 horas. A entrada é livre.

Dando seguimento à parceria entre o Conservatório – Escola das Artes da Madeira e a Associação Notas e Sinfonias Atlânticas (ANSA) / Orquestra Clássica da Madeira (OCM), o Conservatório receberá Alissa Margulis, proporcionando um momento de aprendizagem para os jovens alunos do Conservatório, permitindo-lhes terem contacto, ao longo do seu percurso académico, com diferentes especialistas e artistas reconhecidos, com mais experiência, e deles receberem conselhos e outros ensinamentos relacionados com as suas vivências artísticas e técnicas.

Nota biográfica de Alissa Margulis:

Apreciada por suas performances expressivas e muito emocionantes, Alissa Margulis toca regularmente em importantes salas de concerto como a Filarmônica de Berlim, o Carnegie Hall, o Kennedy Center, o Tchaikovsky Hall Moscou, o Palácio de Bellas Artes na Cidade do México, o Palais des Beaux Arts em Bruxelas, a Filarmónica de Colónia, o Musikverein de Viena, o Sumida Triphony Hall Tokyo, o Sage Gateshead, o Tonhalle Zurich e o St. Petersburg Philharmonic Hall.

Nascida na Alemanha em uma família de músicos russos, Alissa Margulis estudou em Colónia com Zakhar Bron, em Bruxelas com Augustin Dumay e em Viena com Pavel Vernikov. Ganhou inúmeros prémios em concursos internacionais de violino e foi distinguida com o prémio “Pro Europa” da European Arts Foundation, que lhe foi atribuído por Daniel Barenboim em Berlim.

Alissa Margulis fez a sua primeira aparição pública aos sete anos de idade com os Solistas de Budapeste e desde então se apresentou com inúmeras orquestras, como a Orquestra de Câmara Inglesa, a Orquestra Filarmónica do Novo Japão, a Orquestra Nacional da Ilha de França, a Orquestra da Nova Rússia, a Orquestra Sinfónica de Milano Giuseppe Verdi, Orchestra della Svizzera italiana, Bilkent Orchestra Ankara, Beethoven Orchestra Bonn, Belgian National Orchestra, as Orquestras Filarmónicas de Kiev, Skopje, Ljubljana, Minsk e Novosibirsk, a Vienna Chamber Orchestra, a Royal Northern Sinfonia, os Solistas de Moscovo e o Kremerata Baltica, entre muitos outros.

Alissa Margulis trabalhou com maestros famosos: Ivor Bolton, Jacques Mercier, Arnold Katz, Jacek Kaspszyk, Dmitry Liss, Jaap van Zweden, Enrique Mazzola, Daniel Raiskin, Fabrice Bollon, Stefan Vladar, François-Xavier Roth, Lars Vogt, Howard Griffiths, Stanislav Kochanovsky, Hubert Soudant, Yuri Bashmet, Gidon Kremer, Christian Arming, Augustin Dumay, Mikko Franck e Gerd Albrecht, para citar apenas alguns deles.

Nas últimas temporadas, realizou concertos na Alemanha, Áustria, Bélgica, Grécia, Rússia, Luxemburgo, Líbano, África do Sul, Aruba, Malta, Holanda, Suíça, EUA, Itália, França em locais como a Philharmonie de Paris, o Tchaikovsky Hall Moscovo e o Festival de Verbier, entre muitos outros.