Madeira

Leonardo Pereira é o novo comandante dos Bombeiros Sapadores de Santa Cruz

None
Foto Dr

Licenciado em Protecção Civil e mestrando em administração pública pela Escola Superior de Tecnologias e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria, com pós-graduação em Protecção Civil pela Universidade Aberta, Leonardo André Martins Pereira, será agora o novo comandante dos Bombeiros Sapadores de Santa Cruz, substituindo assim o antigo comandante Duarte Ferro.

A tomada de posse é já esta sexta-feira, na Praça Dr. João Abel de Freitas.

O novo comandante desenvolveu trabalho na área de Gestão de operações, gestão de recursos humanos, planeamento e apoio à decisão, no desenvolvimento de instrumentos de apoio à gestão de emergências e na conceção/organização/execução de treinos, exercícios e simulacros. Desde 2016 é membro da bolsa de bombeiros do Fire Rescue Development Program (FRDP), participou em várias missões internacionais e em 2021 foi nomeado para o cargo de chefe de Equipa Multidisciplinar de Gestão Operacional de Políticas Públicas para a Floresta, sendo ainda chefe da Brigada de Sapadores Florestais do Oeste.

Integra também a lista de reserva de voluntários de Ajuda Humanitária da DG ECHO-União Europeia, nas áreas de capacitação e assistência técnica, e ao longo do seu percurso participou em diversos fóruns, seminários e colóquios relacionados com protecção civil nível 4 e bombeiros nível 2 e nível 4 no Serviço de Formação Profissional de Leiria.

Foi agraciado com reconhecimento de bons serviços ao abrigo da Missão de Capacitação e Entrega de EPI ao Corpo de Bombeiros Croata, condecorado com a medalha de assiduidade grau cobre da liga de Bombeiros Portugueses e recebeu ainda a distinção de mérito da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais.

Quanto à formação profissional, frequentou o 5º Curso de Ingresso na Carreira de Bombeiro Sapador (CEFA) e detém ainda certificação adicional em Resgate Urbano e Operações de Socorro (ISLA Leiria), Salvamento Aquático (ISN), Matérias Perigosas, Salvamento em Grande Ângulo, Condução Fora de Estrada, Segurança e Supressão de incêndios Rurais, o Curso de Promoção a Subchefe de 2ª Classe (ENB) e o 5º Curso de Comandante Operacional Municipal (CEFA).

Possui vários cursos de formação e qualificações exigidas aos Sapadores Bombeiros Florestais, nomeadamente em matéria de operações de prevenção estrutural, combate a incêndios rurais com ferramentas manuais (IEFP) e é Técnico Credenciado em Fogo Controlado (ICNF).

Na vertente da Gestão de Emergências é certificado em: Gestão Civil de Crises, Segurança e Defesa (IDN), Métodos e Ferramentas de Avaliação de Riscos e Gestão de Emergência (IFOSSS) e Intervenção em Missões de Ajuda Humanitária (Scuola Superior Sant'Anna, Itália).