Madeira

Festas de Santo Amaro arrancam hoje em Santa Cruz com centenas de artistas

Saiba que iniciativas marcam a agenda desta quinta-feira, 12 de Janeiro

O 'varrer dos armários' é um dos momentos altos desta festa. 
O 'varrer dos armários' é um dos momentos altos desta festa. , Foto Arquivo/Facebook Município de Santa Cruz

Arrancam hoje as Festas de Santo Amaro, em Santa Cruz, que se prolongam pelo fim-de-semana, até domingo, dia em que se assinala o santo com maior devoção no concelho. Considerado o primeiro arraial do ano, que dá direito a feriado local, o evento vai contar com a participação de cerca de duas dezenas de artistas, que vão actuar nos diversos espaços do centro da cidade, nomeadamente a Praça Padre Patrocínio Alves (junto ao Mercado) ou a Casa da Cultura (junto à capela de Santo Amaro).  

Numa organização da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Santa Cruz, em conjunto com a Paróquia, as celebrações têm início, às 19 horas, com a abertura da Feira Etnográfica de Santa Cruz, iniciativa que vai já na sua 36.ª edição. O evento tem lugar na praça junto ao edifício da Câmara, tendo como impulsionar o Grupo de Romarias Antigas do Rochão. Além dos quadros vivos e do artesanato, não vão faltar iguarias típicas da quadra natalícia, que agora se encerra. 

No que toca à música, pelos vários 'palcos', ao longo de quatro dias, vão passar vários artistas regionais. Como artistas convidados, pode contar com a 'Banda do Filme Variações', um agrupamento musical criado para o filme do mesmo nome, que evoca o artista António Variações. Sobem a palco principal, junto ao Mercado Municipal, na sexta-feira, a partir das 22 horas. 

No domingo, dia de Santo Amaro, haverá o tradicional varrer dos armários, promovido pelo Grupo de Romarias Antigas do Rochão, a partir das 22 horas. Previamente, mais de mil crianças dos vários estabelecimentos de ensino da localidade, vão, também, poder viver esta tradição.

Há também procissão durante a tarde, tanto no sábado, como no domingo. 

Procissão Santo Amaro - Santa Cruz e Banda Filarmónica Madeira Island Portugal 14/01/2022

Procissão Senhor Santo AmaroDia 14/01/2022Santa CruzMadeira IslandPortugal 🇵🇹2022

À parte o cariz religioso que estas festas encerram, conforme nota a autarquia, no normativo que estabelece os preceitos para a organização das Festas de Santo Amaro, este é um momento privilegiado para dinamizar o comércio local e potenciar alguma receita para quem ali quiser vender os seus produtos.

São objectivos deste evento a "dinamização local, expandindo as perspectivas culturais", bem como "promover e divulgar a gastronomia regional, dando aos/às comerciantes a oportunidade de expor e vender os seus produtos", ao mesmo tempo que se procura atrair visitantes ao concelho, "podendo levar a uma maior lucratividade do comércio local e dos agentes económicos", com consequente aumento da "actividade turística". Além disso, à semelhança de outras festas promovidas pela Câmara, as Festas de Santo Amaro servem para "promover o desenvolvimento da cidade e actuar como ferramenta de marketing no impulsionamento da marca Santa Cruz". 

Estes festejos assinalam, de forma generalizada, o fim da quadra natalícia na Região, embora, em algumas localidades, tal só aconteça nos dias 17 ou 20 de Janeiro, com as celebrações em honra de Santo Antão, como é caso do Seixal, no concelho do Porto Moniz, ou o São Sebastião, festejado em Câmara de Lobos. 

Já o Santo Amaro, além de Santa Cruz, o Santo Amaro é celebrado na freguesia do Paul do Mar, no concelho da Calheta. 

Outros acontecimentos que marcam a agenda desta quinta-feira na Madeira:

Às 9 horas tem início nova sessão plenária na Assembleia Legislativa da Madeira, onde serão votados vários projectos apresentados pelas diferentes forças políticas.

À mesma hora, mas no Mercado dos Lavradores, no Funchal, são retomadas as Feiras Temáticas promovidas pela Câmara Municipal do Funchal, que acontecem às quintas-feiras. Esta semana a gastronomia vai estar em destaque.

Miguel Albuquerque visita, às 11 horas, as obras de requalificação do complexo habitacional dos Casais D’ Além, na freguesia da Camacha, um investimento de 700 mil euros que traduz uma aposta do Governo Regional, através da Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM), na reabilitação de 40 habitações. Depois de um ano de trabalho, as obras que envolveram as habitações e os espaços envolventes estão terminadas.

Também às 11 horas, José Manuel Rodrigues recebe em audiência, na Assembleia Legislativa da Madeira, o comandante do Aeródromo de Manobra N.º 3, no Porto Santo, o Tenente-Coronel Carlos Fernandes.

Às 15h30, o Representante da República na Madeira, o juiz conselheiro Ireneu Cabral Barreto, recebe, no Palácio de São Lourenço, o recém-empossado Comandante do Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) na Madeira, Tenente-Coronel Marco Nunes, que já antes prestava serviço nos serviços desta força se segurança na Região.

Ao final da tarde, pelas 17 horas, o presidente do Governo Regional vai estar estar presente na inauguração do empreendimento habitacional ‘Apartamentos Bay View’, em Câmara deLobos.

Para a noite, às 21h30, está 'reservado' o concerto de música de câmara da Orquestra Clássica da Madeira, no Reid´s Palace Belmond Hotel. O quinteto de sopros 'Atlântida' irá interpretar obras de Ludwig van Beethoven, Joseph Haydn, W. Mozart, Gabriel Fauré, Elliot Carter e Denes Agay, num programa diversificado. 

Para este dia 12 de Janeiro, temos como pensamento do dia uma frase de Stig Dagerman (1923-54), escritor sueco: "A vida não é um problema que possa resolver-se dividindo a luz pela escuridão ou os dias pelas noites, mas sim uma viagem imprevisível entre lugares que não existem". 

Ao longo dos anos, neste dia, destacam-se os seguintes momentos: 

1945 – Segunda Guerra Mundial: o Exército Vermelho inicia a Ofensiva no Vistula–Oder. As forças alemãs batem em retirada na batalha de Bulge, Bélgica.

1991 - O Congresso norte-americano aprova a declaração de guerra ao Iraque.

1998 - Portugal e os restantes membros do Conselho da Europa aprovam o diploma que proíbe a clonagem humana.

2005 - O Parlamento Europeu aprova o texto do Tratado Constitucional Europeu.

2009 - Cristiano Ronaldo, na altura jogador do Manchester United, é eleito o melhor jogador do Mundo de 2008 pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), na Gala do organismo, em Zurique, Suíça. Ronaldo é o segundo português a ganhar o troféu, depois de Luís Figo, em 2001.

2010 – Sismo de 7,0 graus na escala Richter provoca destruição no Haiti, matando pelo menos 100 mil pessoas.

2011 – Enchentes e deslizamentos de terra atingem a Região Serrana do Rio de Janeiro, causando o maior desastre climático da história do Brasil, com 916 mortes.

2012 - A televisão digital terrestre (TDT) arranca com o desligamento do emissor analógico de televisão de Palmela.

2015 - O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, apresenta formalmente o pedido de demissão do cargo, depois da eleição do novo líder do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque. PSD e CDS-PP concorrem em listas separadas às eleições regionais madeirenses. Na mesma dada, Cristiano Ronaldo conquista pela terceira vez a Bola de Ouro, prémio atribuído pela revista francesa France Football e a FIFA ao melhor jogador do ano.

Nasceram neste dia: Orlando Villas-Bôas (1914–2002); Jeff Bezos (n. 1964); Zayn (n. 1993)

Morreram neste dia: Agatha Christie (1890–1976); Adhemar Ferreira da Silva (1927–2001); Zilda Arns (1934–2010).