5 Sentidos

'Posso Olhar por Ti' realça importância de "sermos mais humanos num período de não prosperidade"

Francisco Lobo Faria recebe hoje o galardão de Melhor Elenco Jovem, atribuído pelo TITAN Internacional Film Festival, em Sydney

None

Leia mais sobre a primeira longa-metragem madeirense premiada num festival internacional, na edição impressa de hoje do DIÁRIO

dnoticias.pt — Edição Impressa

dnoticias.pt — Edição Impressa

O realizador madeirense Francisco Lobo Faria já está em Sydney, onde vai receber, este sábado, 21 de Janeiro, o galardão de Melhor Elenco Jovem do filme 'Posso Olhar por Ti'.

Foi ao início desta tarde na Austrália [madrugada em Portugal] que Francisco Lobo Faria fez um agradecimento aos sete protagonistas madeirenses distinguidos no TITAN Internacional Film Festival.

O realizador enalteceu o "trabalho", "talento" e "empenho" dos jovens protagonistas insulares - Tiago Valente, Matilde Gouveia, Laura Silva, Martin Lobo, Iago Fernandes, Eduarda Sousa e Francisca Madeira - da primeira longa-metragem madeirense premiada em festival internacional. 

O realizador e argumentista do filme 'Posso Olhar por ti' garante que "valeu a pena passar tudo o que passamos”, referindo-se ao processo de filmagens realizadas num período de pré-pandemia e a produção do filme da realizada na Região durante o período da pandemia covid-19.

Questionado acerca do filme - que ficou pronto para exibição numa altura em que o mundo vive uma guerra na Europa e após uma pandemia - Francisco Lobo Faria admitiu que escreveu o argumento "sem saber o que viria para frente" e que nunca imaginou que o filme fosse ganhar actualidde. Afinal,  'Posso Olhar por Ti' "é um filme que fala sobre como lidar com os outros e sobre sermos mais humanos num período de não prosperidade". 

"Este filme acaba por ser mais importante ainda, neste tempo em que vivemos", sublinha o realizador, que diz ainda esperar "que as as pessoas possam ver o filme e que este as faça pensar".