5 Sentidos

José Manuel Rodrigues salienta importância da cultura para valores humanistas

None
Foto ALRAM

O Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira acolheu, este sábado, o concerto comemorativo do 36.° aniversário do Grupo Coral do Arco da Calheta, ocasião que foi aproveitada por José Manuel Rodrigues para ressalvar a importância da cultura na preservação dos valores humanistas.

O trabalho deste grupo "demonstra a aposta que tem sido feita, por parte dos órgãos de Governo Próprio da Região, para preservar a nossa cultura, difundi-la e, acima de tudo, promover os valores do humanismo na nossa sociedade". "O parlamento está sempre aberto para as vossas manifestações culturais.", indicou o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira.

Além do grupo 'aniversariante', o espectáculo contou ainda com a participação do Grupo de Formação Musical da Casa do Povo da Calheta, sob a direção artística de Carla Jardim, que interpretou quatro temas, fechando com "Santo Amaro" (recolha do Xarabanda - Santa Cruz), numa alusão ao dia do padroeiro, que se assinala a 15 de Janeiro.

Do repertório do Grupo Coral da Calheta, dirigido pela maestrina Maria João Caires, com acompanhamento ao piano de João Caldeira, fizeram parte vários temas da autoria do maestro João Victor Costa, entre outros bem conhecidos do cancioneiro popular português. 

Este grupo do Arco da Calheta é composto por 25 elementos e foi fundado em janeiro de 1987, por Carlos Moniz, sob a Direção Artística do Tenor João Victor Costa, tendo contado, mais tarde, com a colaboração da professora Maria dos Anjos.