Madeira

"Somos sempre penalizados"

Pedro Ramos lamentou, uma vez mais, a Madeira não ter conseguido as 60 vagas pretendidas

None

Governo Regional estuda a criação de novos programas de incentivo à natalidade para contrariar o "suicídio demográfico".

Para o secretário regional de Saúde e Protecção Civil "este é o dia mais importante para o Serviço Regional de Saúde", referindo-se à recepção dos novos médicos internos, que são o garante da "continuidade do pulsar serviço".

Na cerimónia que teve lugar no Hospital Dr. Nélio Mendonça, na manhã desta segunda-feira, Pedro Ramos destacou que a Madeira quer contrariar a tendência nacional e reforçar o investimento na área da saúde, adoptando o "cenário do Unicórnio", por oposição ao "cenário do Minotauro", marcado pela falta de investimento.

Pedro Ramos extremamente desagradado com a atribuição de vagas para formação de médicos

O Secretário regional da Saúde está extremamente desagradado com as poucas vagas atribuídas ao SESARAM, para formar médicos especialistas, médicos internos de especialidade. Para 2023, a Madeira solicitou 62 vagas e teve 38, mais uma apenas do que no ano passado. Um tema desenvolvido na edição impressa, de hoje, do DIÁRIO.

Aludindo ao debate em torno deste assuntos que decorreu no último congresso da Ordem dos Médicos, o governante madeirense com a pasta da Saúde realçou os mais de 4 milhões de investimento anual feito pelo Governo Regional nesta área.

"Na Madeira, o Sistema Regional de Saúde está a construir aquele que é o cenário mais favorável", com investimento na formação e nos recursos humanos, além dos demais investimentos.

O objectivo passa, conforme referiu, por uma saúde "mais próxima dos cidadãos" e "mais digitalizada", com maior acessibilidade.

Sobre as vagas que a Madeira pretende, Pedro Ramos tem dúvidas que as mesmas venham a ser satisfeitas, uma vez que prevê alguns entraves do continente nessas intenções. "Isso tem sido uma incógnita e não sei se vamos conseguir, com este governo de maioria absoluta, que essa medida tão simples", salientou, dizendo que a reivindicação da Madeira vai beneficiar outras regiões do país onde há falta de médicos.

Investimento é a resposta do executivo madeirense para a fixação dos jovens médicos na Região.

Na ocasião, aos jornalistas, o governante disse que o Governo Regional está atento ao índice de envelhecimento da classe médica, mas também da população no geral, anunciando que estão a ser criados novos incentivos para o aumento da taxa de natalidade.