Madeira

Pedro Ramos extremamente desagradado com a atribuição de vagas para formação de médicos

None

O Secretário regional da Saúde está extremamente desagradado com as poucas vagas atribuídas ao SESARAM, para formar médicos especialistas, médicos internos de especialidade. Para 2023, a Madeira solicitou 62 vagas e teve 38, mais uma apenas do que no ano passado. Um tema desenvolvido na edição impressa, de hoje, do DIÁRIO.

Mais de 100 viaturas removidas no Funchal

Mais de 100 viaturas removidas no Funchal é o assunto que faz a manchete do DIÁRIO desta quarta-feira. Entre Janeiro e Outubro foi retirado da via pública o dobro dos carros estacionados há mais de 30 dias no mesmo lugar, face a 2021.

Pedro Ramos aproveitou a cerimónia de assinatura de contratos-programa com várias instituições, na área da saúde, para se pronunciar sobre a questão das vagas. O governante mostrou-se agastado com a situação e responsabiliza o SNS pelo que está a acontecer. “A Madeira foi mais uma vez discriminada.”

Pedro Ramos defende que a Região tem vindo a melhorar a qualidade do seu serviço de saúde e que isso, em muito, depende da formação de médicos. Por essa razão, a escassez de vagas acaba por pôr em causa a qualidade do sistema. É o pensamento do secretário.

Pedro Ramos afirmou mesmo: “O Conselho Nacional do Internato Médico esteve na Madeira (há cerca de um mês), mas foi tempo perdido.”

O governante diz que a situação se repete pelo menos desde que se tornou secretário da Saúde, em 2016, e promete levar o assunto a instâncias nacionais, como num evento da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos, que se realiza neste mês e para que foi convidado.

As vagas de Internato Médico são fixadas pelo Governo da República, seguindo a indicação dada pela Ordem dos Médicos.

Apoios de 42 mil euros

A assinatura de três contratos-programa aconteceu, no final da manhã de hoje, no Salão Nobre do Palácio do Governo Regional.

O valor mais elevado vai para a Casa de Saúde São João de Deus, com o objectivo de dar continuidade ao projecto Juntos no Cuidar, que presta assistência especializada no domicílio de pessoas com doença mental aguda e grava. São 42.342,06 euros.

O segundo valor de maior monta vai para a Comunidade Contra a Sida. São cinco mil euros para dar continuidade aos seguintes projectos: Crescer é saber; CSI - Comportamento Seguro e Informado; Reviver; Prevenção Não Tem Idade; Sem Riscos; A Brincar a Brincar Aprende-se e Pedala no Bairro (este dois no Bairro de Santo Amaro. Está em causa um apoio de 15 mil euros.

A Associação da Madeira de Esclerose Múltipla vai receber cinco mil euros para o projecto Aposta Múltiplas e para assinalar o Dia Mundial da Esclerose Múltipla.

No total foram 42.342,06 euros, pelo período de um ano. Depois, o Governo Regional decidirá se renova o apoio ou não.

Os contratos foram assinados por Pedro Ramos, enquanto secretário regional da Saíde, Bruno Freitas, em representação do IASAÚDE, Eduardo Lemos, pela Casa de Saúde São João de Deus, Marina Gomes, pela Comunidade Contra a Sida, e por Nélio Olim, da Associação da Madeira de Esclerose Múltipla.