Madeira

Primeiro do ano 'abençoado' com chuva, frio e vento

Saiba quais são as previsões meteorológicas para hoje na Madeira

Há alerta amarelo para chuva até às 9 horas
Há alerta amarelo para chuva até às 9 horas

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para este primeiro domingo de 2023, na Madeira, uma pequena descida da temperatura, períodos de chuva, "por vezes forte até início da manhã em especial nas vertentes sul e nas zonas montanhosas", passando a regime de aguaceiros a partir da tarde, mais frequentes nas vertentes norte e nas zonas montanhosas.  

O serviço nacional meteorológico colocou a costa sul e as regiões montanhosas da ilha da Madeira sob aviso amarelo (o menos grave de uma escala de três) para precipitação entre as 3 e as 9 horas deste primeiro do ano. A Autoridade Marítima Nacional aconselha a "não ir a banhos" este domingo em todo o País devido à forte agitação marítima. 

O vento deverá soprar moderado (20 a 35 km/h) a predominar de su-sudoeste, por vezes forte (até 40 km/h), soprando forte (35 a 50 km/h) nas zonas montanhosas e por vezes com rajadas até 70 km/h, rodando para noroeste a partir do meio da manhã, e enfraquecendo.

As temperaturas vão variar entre os 17 e os 23ºC no Funchal e os 15 e os 20.º no Porto Santo.

Quanto ao estado do mar, o IPMA aponta para ondas de noroeste com 2,5 a 3 metros na costa norte da ilha. Já para a costa sul, ondas de oes-sudoeste com 1 a 2 metros.

A temperatura da água do mar deverá manter-se entre os 19/20ºC.