Madeira

Um terço dos formandos com necessidades especiais colocados no mercado de trabalho

Dos 41 jovens que hoje receberam certificados de formação, 34 têm já colocação em empresas públicas e privadas

None

Actualmente ronda os 34 % a taxa de colocação no mercado de trabalho de formandos com necessidades especiais.

Esta terça-feira o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, presidiu à cerimónia de entrega de certificados a 41 formandos do Serviço Técnico de Formação Profissional (STFP) da Direcção Regional da Educação, que decorreu na Escola Básica com Pré-escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro, no edifício do Galeão (1.º ciclo), em São Roque, Funchal.

Destes 41 jovens habilitados, 34 já têm colocação empresas do mercado regional. Mas também há casos destes profissionais que emigram e singram profissionalmente lá fora.

A ‘Escola do Galeão’ acolhe jovens a partir dos 16 anos oriundos de toda a Região.

Procuraram na escola de São Roque “uma alternativa de formação profissional qualificada”.

“Muitos deles quando são colocados a fazer formação prática em contexto de trabalho já estão sob a mira das entidades empregadoras, públicas e privadas”, destacou Ana Freitas, a directora.

Com a particularidade de “nem sempre é na área de formação” que estes formandos encontram emprego no mercado de trabalho.

Na opinião da responsável, as empresas da Região estão preparadas para acolher estes profissionais. “As entidades têm sido muito receptivas”, regista.

Importa ter em conta que alguns destes formandos não procuram logo emprego porque prosseguem os estudos na Escola do Galeão, que além de formação profissional, também garante formação escolar a estes alunos.

O curso com mais certificados hoje entregues foi o de Cozinheiro/a (10), seguido de Costureira/Modista (9), e de Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade (8). Os restantes distribuíram-se pelos cursos de Mecânico/a de Serviços Rápidos (5), Operador de Jardinagem (5) e Empregado/a de Andares (4).

O STPF é uma entidade formadora certificada, com estruturas formativas especificamente vocacionadas para a área da deficiência.

Este serviço nasceu em 1988 no edifício da Quinta do Leme. Em 2015 passou para a Rua Dr. Juvenal (antigo Instituto de Surdos do Funchal) e encontra-se agora no edifício da Escola do Galeão (S. Roque).

A oferta formativa desenvolvida, confere certificação profissional e ou dupla certificação (escolar e profissional) e está regulada pela medida de apoio à qualificação das pessoas com deficiência ou incapacidades e outras necessidades especiais, orientada com o fim de lhes permitir desempenhar um papel activo no desenvolvimento da sociedade, com base em referenciais de formação adaptados e percursos individualizados.