Madeira

Madeira foi pioneira em muitas das políticas de integração para pessoas com necessidades especiais

Presidente do Governo Regional na entrega de certificados a formandos da Educação Especial

None

Depois de relembrar o exemplo que foi o trabalho desenvolvido pelo Professor Eleutério de Aguiar, o presidente do Governo Regional sustentou que "a Madeira foi pioneira em muitas das políticas de integração dos nossos jovens com necessidades educativas especiais".

Miguel Albuquerque falava na cerimónia de entrega de certificados a 41 formandos do Serviço Técnico de Formação Profissional (STFP) da Direcção Regional da Educação, na Escola Básica com Pré-escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro, no edifício do Galeão (1.º ciclo), em São Roque, Funchal.

Albuuqerque enalteceu a aposta em dar capacidade formativa aos jovens 'especiais', para destacar o "papel muito importante" numa sociedade civilizada que é a atenção também dada aos cidadãos com necessidades especiais.

Uma aposta "na equidade e justiça social".

O STPF é uma entidade formadora certificada, com estruturas formativas especificamente vocacionadas para a área da deficiência.

Este serviço nasceu em 1988 no edifício da Quinta do Leme. Em 2015 passou para a Rua Dr. Juvenal (antigo Instituto de Surdos do Funchal) e encontra-se agora no edifício da Escola do Galeão (S. Roque).

A oferta formativa desenvolvida, confere certificação profissional e ou dupla certificação (escolar e profissional) e está regulada pela medida de apoio à qualificação das pessoas com deficiência ou incapacidades e outras necessidades especiais, orientada com o fim de lhes permitir desempenhar um papel activo no desenvolvimento da sociedade, com base em referenciais de formação adaptados e percursos individualizados.

São oriundos de diferentes concelhos da RAM. Usufruíram nos seus concelhos de residência da Formação em Contexto de Trabalho (FCT), e no edifício sede (Funchal), da Formação para a Inclusão /Integração, da Formação de Base e da Formação Tecnológica, durante sensivelmente três anos.

O curso com mais finalistas foi o de Cozinheiro/a (10), seguido de Costureira/Modista (9), e de Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade (8). Os restantes distribuíram-se pelos cursos de Mecânico/a de Serviços Rápidos (5), Operador de Jardinagem (5) e Empregado/a de Andares (4).