Artigos

Coisas de bradar aos céus

“A diferença entre o ser humano e os animais é que estes nunca permitiriam que um incompetente fosse o chefe da manada”….

Há coisas que se podem desculpar ao cidadão comum desta Região, mas que não se podem desculpar aos nossos governantes, não só pelos conhecimentos que deveriam ter, obrigatoriamente, como também às maneiras que se deveriam se comportar e por questões de ética. Infelizmente essas coisas acontecem, muitas vezes devido ao facto de se julgarem os únicos conhecedores dos mais diversos assuntos. Por vezes tentam intimidar os seus adversários, julgando que com isso estão a conquistar votos, mostrando-se arrogantes, de um modo especial o nosso Presidente do Governo Regional. Essa maneira de ser já está a chegar aos subordinados, também chefes como Diretores Regionais, Diretores de Serviço e diretores de empresas públicas.

Não basta abrirem a boca e mandar cá para fora as maiores asneiras deste mundo, pensando que estão a dizer coisas importantes, ou mesmo certas.

Tudo isto vem a propósito de dois desses dirigentes regionais, terem mandado umas bocas, que não lembram ao diabo. Um tal Dr. Júlio, Diretor Clinico do nosso Hospital Central, resolveu dizer que se alguém estivesse numa das clinicas mais famosas do Mundo, A clínica Mayo dos Estados Unidos e necessitasse de um segunda opinião, que certamente a pediria ao SESARAM!!!!! Sabemos que este hospital tem pessoal competente, como também tem alguns de menos valor, mas daí até o colocar acima da considerada melhor Clinica do mundo, vai uma grande distância. Esse diretor não foi capaz de medir essa distância e abriu a boca que deveria mantê-la fechada e disse tamanha asneira, convencido de estar a fazer uma grande afirmação!!!! É o que temos…

Outro dia na RTP Madeira, veio o Presidente da Empresa da Eletricidade da Madeira justificar porque motivo a Lagoa artificial do Pico da Urze que a EEM construiu, não estava cheia, uma vez que, contrariamente o que disse a Secretária Regional do Ambiente que o ano Hidrológico, tinha sido muito bom, em declarações que prestou à RTP Madeira no inicio de Outubro. Taboada disse, agora, que foi um mau ano apesar da Secretária, já nessa altura ter dito, que o ano hidrológico estava a 88,8%, quando estávamos a cerca de 75% do ano (a ¾ do ano), mas não é essa questão que merece estas linhas, mas, como já dissemos, a justificação da referida lagoa não estar cheia: A Lagoa anda pelos cinco metros de água, porque se chover muito, tem que ter capacidade para guardar essa água. A isto chama-se “contar com o ovo no cú da galinha….”Já agora perguntamos e se não chover como vai ser?

Não seria melhor deixar a lagoa encher e se viesse a tal chuva seguiria o mesmo caminho que seguia antes de a lagoa existir, e alimentar outras nascentes? Se a água é assim tanta, não seria melhor construir uma segunda lagoa, como chegou a estar previsto com uma capacidade quatro vezes superior à atual? Ou não seria possível colocar mais uma turbina? Será que o Presidente da EEM tem conhecimentos suficientes sobre meteorologia para mandar umas postas de pescada assim tão grandes? Teremos um ano seco ou molhado? Ou será que existe outro problema escondido, com a Lagoa? Parece que o rabo do gato está de fora….

Permitam-me que lhes fale numa frase que apareceu recentemente no Facebook, dita ou que se atribui Churchil:

“A diferença entre o ser humano e os animais é que estes nunca permitiriam que um incompetente fosse o chefe da manada”….