Artigos

Estranha arte de escangalhar

Há um mapa das obras completamente tresloucadas, uma cartografia de estravagâncias do Governo Regional, um roteiro de estroinices destes governantes.

Os “escangalhanços do regime” são a soma desses inúmeros investimentos com milhões de euros que não resultaram numa função operacional. Serviram para jogar dinheiro fora. Mas, para além de obras inúteis para o interesse público, embora tenham dado a ganhar a alguns interessados, uma outra marca carateriza os “escangalhanços do regime”: estragaram, desfiguraram, escangalharam.

Sobre os “escangalhanços do regime” estaria completamente enganado quem pensasse que seriam coisas do passado, projetos herdados de anteriores governos. Na verdade, da mesma forma que existem obras herdadas, o regime continua a parir “escangalhanços” pelas mãos do atual governo PSD/CDS. Se existe a vergonha da “Marina do Lugar de Baixo”, a chamada “Requalificação da Frente Mar de São Vicente” aparece agora como outro “escangalhanço”, mais um projeto para escangalhar a baía de São Vicente, para esbanjar milhões dos dinheiros públicos, mais uma obra que será um imbróglio de todo o tamanho para o interesse público. Ou seja, o que o Governo Regional quer escangalhar em São Vicente é a prova provada de que os “escangalhanços do regime” fazem parte do seu ADN, fazem parte da natureza do regime, ontem e hoje, nos dias de Alberto João Jardim e nos dias de governação de Miguel Albuquerque.

Os governantes usam de avultadas verbas para uma alegada finalidade de interesse público, rapidamente negada pelo fiasco que se sucede. Basta lembrar os projetos, ainda recentemente apresentados, que vão desde um tresloucado sistema de teleféricos para o Curral das Freira/Jardim da Serra, até às maravilhas que são prometidas por este governo quando anuncia querer fazer da Madeira o “oásis para bitcoin” ou o “paraíso das criptomoedas”.

As obras tresloucadas promovidas pelo Governo Regional da Madeira não pararam: Apesar de todos os “escangalhanços”, o regime não tem emenda. Este regime não se inibe no anúncio de projetos tresloucados. Vejamos o anúncio do novo túnel no Funchal, entre as freguesias de São Martinho e São Gonçalo, que é mais uma das expressões do contínuo “escangalhanço” que identifica o Governo Regional. Portanto, o que mais faz este Governo Regional é muito prometer para muito esbanjar, propagandear para escangalhar. Esta é a natureza do regime, que não consegue ser de outro modo.

Já é tempo de outro sentido ético no uso dos dinheiros públicos nesta Região. Já é tempo de acabar com tanto escangalhar.