Madeira

CDU aponta "milhões de euros desviados" para a Biofábrica de Moscas na Camacha

None
Foto CDU

A CDU organizou, esta segunda-feira, 29 de Agosto, uma iniciativa política na freguesia da Camacha, local onde se situa a Biofábrica de Moscas, um dos projectos onde "milhões de euros" foram "esbanjados" pelo Governo Regional (GR), resultando num dos "escangalhanços do regime".

O coordenador regional do partido, Edgar Silva, referiu que esta iniciativa pretende apontar os "milhões de euros desviados de fundos da União Europeia ou usurpados ao Orçamento Regional [que] resultaram nesta monumental fraude política: os governantes apropriaram-se de avultadas verbas para uma finalidade de interesse público, rapidamente negada pelo fiasco que aqui está".

"Propagandeada pelos governantes como uma iniciativa de vanguarda", a Biofábrica, ia constituir um "projecto pioneiro na Europa destinado à criação e exportação de moscas artificiais do Mediterrâneo".

Tratava-se de uma obra destinada à criação de moscas estéreis, utilizadas no combate à praga da mosca da fruta da Madeira e que faria da Madeira um polo de exportação para outros países atingidos por aquele flagelo." Edgar Silva.

No comunicado enviado, Edgar Silva diz ainda que "o projecto decorreu entre 2005 e 2011, altura em que o Governo Regional da Madeira decidiu encerrar aquele projecto. E com a mesma leviandade que muito prometeu, o Governo Regional tudo destruiu, tudo escangalhou".

Este mapa dos escangalhanços não é feito de projectos do passado. Tal como aconteceu como a dita inovação e com as alegadas vantagens da Fábrica das Moscas para a Região, a mesma linha de “escangalhanços” prolonga-se no tempo através da ação do atual Governo Regional." Edgar Silva.

O partido exemplifica que o mesmo aconteceu com os projectos "recentemente apresentados", que vão desde o "tresloucado" sistema de teleféricos para o Curral das Freiras/Jardim da Serra, até "às maravilhas que são prometidas por este governo quando anuncia querer fazer da Madeira o 'oásis para bitcoin' ou o 'paraíso das criptomoedas'".

 É a mesma lógica de escangalhanço, é precisamente a mesma leviandade no uso do Orçamento Regional, é a mesma forma de muito prometer e muito escangalhar." Edgar Silva.