Desporto

Oito madeirenses representam Portugal nos Campeonatos do Mundo de Skyrunning

None

Tal como o DIÁRIO já havia avançado na sua edição impressa de 10 de Agosto, oito atletas madeirenses vão representar as cores de Portugal nos 7º Campeonatos do Mundo de Skyrunning, que vai decorrer entre 8 a 11 de Setembro, na região italiana de Ossola, no Piemonte, junto á fronteira com a Suíça, vai receber os melhores atletas do planeta desta modalidade de corrida em montanha.

Os 17 selecionados portugueses são constituídos por oito elementos femininos e nove masculinos. Deste grupo fazem parte oito atletas oriundos da Madeira: Camila João (Clube Escola do Estreito), Joana Soares (ACD Jardim da Serra), Sara Rodrigues (Clube Escola do Estreito), Américo Caldeira (Clube Aventura da Madeira), Ricardo Gouveia (Clube Aventura da Madeira), Vítor Jesus (Clube Montanha Funchal), Lúcia Franco (Associação Desportiva Galomar) e Luís Fernandes (Ludens Clube de Machico).

Tendo conquistado o 3º lugar por equipas no último Europeu, realizado em Novembro do ano passado em Portugal, o selecionado português terá sempre grande concorrência. Às seleções de Espanha e Itália, respectivamente 1ª e 2ª classificadas nos últimos campeonatos do Mundo e da Europa, juntam-se as seleções da República Checa, Andorra e Japão, classificadas no último Mundial entre o 3º e o 5º lugar. Espera-se a presença de 30 nações nestes campeonatos.

Com uma concorrência individual muito forte, chegar ao pódio nas disciplinas em competição não será fácil. No entanto, a força da nossa Seleção estará no conjunto, pois os melhores quatro por disciplina contribuirão para a classificação geral da equipa. E nunca será de excluir alguma boa classificação individual, que o diga a Joana Soares que alcançou um 2º lugar no primeiro Mundial de SkySnow realizado este ano em Espanha, no mês de Fevereiro. 

As disciplinas incluídas no Mundial serão Sky, SkyUltra e Vertical. O programa terá início, no dia 8 de setembro, com a apresentação dos países presentes na cidade de Domodossola. No dia seguinte, os primeiros atletas a competir encontrar-se-ão na Rampigada Vertical, em San Domenico di Varzo, que apresenta um percurso de Km Vertical com 3,8 Km e 1.063 m de subida. No dia 10, em Val Formazza, entram em acção os especialistas das provas mais longas, na Bettelmat SkyUltra, prova de 61 Km e 3.759 m de desnível positivo acumulado. Os Campeonatos do Mundo terminam com a disciplina de Sky, na La Veia SkyRace, de 31 Km e 2.600 m de desnível positivo, em Val Bognanco.