Desporto

Madeirenses na Fase Final do Campeonato Nacional de Voleibol de Praia

Cândida Sousa / Sara Sousa e Ricardo Bonifácio / Rodrigo Caldas no Centro de Alto Rendimento de Voleibol de Praia

None

Cândida Sousa / Sara Sousa, campeãs regionais e vencedoras do Circuito Regional de Voleibol de Praia 2022, e Ricardo Bonifácio / Rodrigo Caldas, vice-campeões regionais, foram os representantes da R. A. Madeira na Fase Final do Campeonato Nacional de Voleibol de Praia 2022, que se realizou de 5 a 7 de Agosto, no Centro de Alto Rendimento de Voleibol de Praia, em Cortegaça (Ovar).

Ricardo Bonifácio / Rodrigo Caldas defrontaram no seu primeiro jogo a dupla Roberto Reis / Sebastião Leão, campeões nacionais de 2021 e líderes do ranking nacional, tendo perdido por 2-0 (21-05, 21-09). No seu 2.º jogo defrontaram a dupla Gonçalo Sousa / Nuno Gonçalves, 9.º classificados do ranking nacional, tendo perdido por 2-0 (21-13; 21-16).

Nas duplas femininas, Cândida Sousa / Sara Sousa defrontaram, no primeiro jogo, a dupla Filipa Teixeira / Mafalda Porto, 7.ª classificadas do ranking nacional, tendo perdido por 2-0 (21-7; 21-14). No segundo jogo jogaram contra a dupla Daniela Loureiro / Brígida Ferreira, 9.º classificadas do ranking nacional, tendo perdido por 2-0 (21-9; 21-9).

As duplas João Pedrosa / Hugo Campos e Beatriz Pinheiro / Inês Castro são os novos campeões nacionais, após vencerem a Etapa Final do Campeonato Nacional de Voleibol de Praia.

Termina assim a competição oficial de voleibol de praia na Região, após um Circuito Regional com cinco etapas, percorrendo 4 concelhos, Santana, Machico, Porto Santo e Ribeira Brava e que teve competição de Duplas Seniores e SUB-18 Femininas e Masculinas e de Variante de 4 (‘quadras’) e ainda os torneios especiais, com os melhores atletas seniores do Circuito Regional, o ‘King e Queen of the Beach 2022’.

Para Edgar Garrido, Presidente da Associação de Voleibol da Madeira, “estamos muito satisfeitos com a edição de 2022 do voleibol de praia. As competições correm muito bem, tivemos um aumento do número de atletas a participarem nas diversas provas, com uma participação muito significativa no nosso escalão de formação, os SUB-18, que nos dá esperança no futuro da modalidade. Regressámos ao Porto Santo após mais de uma década de ausência, retomamos a competição para os atletas mais novos, instituímos um prize-money e voltamos a ter representação na Fase Final do Campeonato Nacional de Voleibol de Praia. Foi de facto uma temporada muito positiva e que nos deixa confiantes no futuro do voleibol de praia da Região.”