Madeira

Nuvens marcam previsões para hoje na Madeira

None
Foto Shutterstock

As nuvens devem marcar uma forte presença, esta quinta-feira, nos céus da Madeira. Assim apontam as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que dá conta de céu geralmente muito nublado, com a ocorrência de aguaceiros, em especial nas vertentes norte e nas terras altas, diminuindo de frequência a partir da tarde.

O vento deverá soprar moderado, variando entre os 20 e os 30 km/h, de nordeste, soprando moderado a forte, de 30 a 40 km/h, nas terras altas e nos extremos oeste e leste da ilha da Madeira, com rajadas até 60 km/h até ao fim da manhã. A se confirmarem estas previsões, o regular funcionamento do Aeroporto da Madeira poderá vir a ser afectado.

A Madeira deverá registar uma temperatura máxima na ordem dos 25ºC, e mínima de 21ºC. Já o Porto Santo deverá apresentar-se com uma temperatura mínima de 20ºC, enquanto a máxima prevista é idêntica à da Madeira. Ambas as ilhas estarão com índice ultravioleta elevado, na ordem de 7.

No Funchal, de acordo com o IPMA, conte com períodos de céu muito nublado. Há a possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos até ao fim da manhã. O vento deverá soprar fraco, a uma velocidade inferior a 15 km/h.

Quanto ao estado do mar, aquele instituto aponta para ondas de nordeste com 2 a 3 metros, na costa Norte. No lado Sul da Ilha, estão previstas ondas de sueste com 1 metro. A temperatura da água do mar deverá oscilar entre os 22 e os 24ºC.