Madeira

Sindicato alerta para falta de funcionários nas creches durante o Verão

None

O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (SINTAP) da Madeira alerta para a falta de educadores de infância, auxiliares de acção educativa e demais funcionários nas creches e estabelecimentos de pré-escolar da Região, exortando a comunidade educativa a denunciar a ausência de recursos humanos.

"Mais uma vez, as interrupções lectivas, este ano, ainda não poderão contar com os rácios adequados nas Salas de Creche e Pré-escolar da rede escolar da Secretaria Regional de Educação Ciência e Tecnologia", nota o SINTAP, em comunicado de imprensa enviado esta manhã às redacções.

É urgente a necessidade de admissão de novos trabalhadores, nas mais variadas carreiras de regime geral, que permitiriam não só rejuvenescer uma administração escolar já envelhecida, mas também a aplicação correta dos rácios nas Escolas e em especial dentro das Salas de Creche e de Pré-escolar. SINTAP Madeira

O sindicato entende que as novas admissões previstas para a carreira de Técnicas de Apoio à Infância "não correspondem às necessidades existentes" e apesar de reconhecer que foram dados "alguns passos na boa direcção, muito ainda falta fazer para a verdadeira valorização" dos profissionais.

"Contamos que continuem a subsistir inúmeros casos nas salas de ausência de pessoal, pelo que, tal como em anos anteriores, deverão os interessados, fazer chegar ao SINTAP, as eventuais denúncias dessa situação, por forma a fazer chegar a quem de direito as reclamações necessárias, em tempo útil para a sua regularização", exorta o SINTAP.

Acrescenta que dos serviços e sistema da Educação, também faz parte o Pessoal Não Docente, que tem sido sistematicamente esquecido.