A Guerra Mundo

Aumenta para 23 o número de mortos em ataque russo contra Vinnytsya

None

O número de vítimas mortais na sequência de um ataque russo com mísseis contra a cidade ucraniana de Vinnytsya, ocorrido hoje, aumentou para 23, incluindo três crianças, havendo ainda a contabilizar mais de 100 feridos, segundo as autoridades ucranianas.

Para Volodymyr Zelensky, chefe de Estado ucraniano, o ataque teve como alvo a população civil que se encontrava numa zona sem qualquer significado militar.

Segundo as autoridades ucranianas, os mísseis que atingiram edifícios civis em Vinnytsya (um edifício de escritórios e também um residencial), que fica a 268 quilómetros da capital, foram disparados de um submarino russo no mar Negro.

As defesas aéreas ucranianas conseguiram, ainda assim, destruir dois dos quatro mísseis lançados, de acordo com o governador da região de Vinnytsya, Serhiy Borzov.

Ihor Klymenko, chefe da Polícia Nacional, disse que até ao momento apenas foram identificados seis corpos, havendo ainda 39 pessoas desaparecidas.

Segundo a polícia da Ucrânia, três mísseis atingiram um edifício de escritórios e afetaram também um prédio residencial na cidade localizada a sudoeste de Kiev.

Entre os feridos, as 65 pessoas hospitalizadas, cinco estão em estado crítico e 34 sofreram ferimentos graves.

Além de terem atingido os edifícios civis, os mísseis provocaram um incêndio que destruiu 50 automóveis que se encontravam num parque de estacionamento.

O Presidente da Ucrânia disse que o ataque pretendeu "deliberadamente" aterrorizar os civis.

"A Rússia destrói todos os dias a população, matando crianças, dirigindo os mísseis contra alvos civis. Não são objetivos (militares). O que é isto se não um ato de terrorismo?", questionou Zelensky num texto difundo hoje através do sistema de mensagens Telegram.

O ataque contra Vinnytsia ocorre depois da presidência ucraniana ter afirmado que os ataques da Rússia na quarta-feira provocaram a morte a cinco civis e ferimentos em oito pessoas.