O Mundo Mudou. Querer é Poder

Quando em 2014 insisti junto dos meus parceiros para que o atual Presidente do Governo visitasse a nossa empresa estava convencido que seria o Futuro, dado as suas qualidades Inatas para a política. Durante o almoço fiz-lhe uma questão difícil sobre a situação financeira da Madeira.

Na altura disse-me que conseguiria ultrapassar as adversidades.

Efetivamente, todos temos de reconhecer que apesar de ter perdido a Maioria Absoluta, da Pandemia e da Guerra tem Via Verde para mais um mandato, dado o Sucesso do seu desempenho.

Nesta perspetiva como cidadão venho colocar a Vossa excelência um desafio. Toda a política económica que tem prosseguido está na direção certa, (apoio ao CINM, transição digital, financeira e ambiental) pois tem sido vencedor nos desafios que tem enfrentado, mas com a Guerra da Ucrânia o Mundo Mudou.

Decorrente desta conjuntura a Madeira tem tido a afluência de capitais e de pessoas ( isto está cheio de turistas…) e vai continuar a ter, pois o mundo Global vai dividir entre o Ocidente as Democracias e os outros as Autocracias. Neste enquadramento continuo a pugnar por uma infraestrutura necessária à nossa Região que é o Aeroporto de Contingência (2º), pois o turista, o empresário quer via verde para as suas deslocações e hoje temos tudo Rotas, aviões, equipamentos, mas às vezes o Vento estraga tudo. Pergunta-se como fazer?, onde? O Governo Regional tem uma área já expropriada (Ponta de Pargo) que pode ser utilizada nesta necessidade, que está servido por excelentes estradas (falta só melhorar ligação Ribeira Brava, Calheta), com vantagem de estar junto da Costa Norte com grande potencial turístico (mar, serra, natureza, Laurrisilva…). O Sr. Dr. Miguel Albuquerque tem andado junto das empresas a tomar o pulso da Economia. Depois de ultrapassado este período difícil é altura de pedir às mesmas que contribuem para a afirmação da Economia da Madeira, pois elas têm pujança económica (nas 500 maiores de 2020 os indicadores revelam que o tecido empresarial é bom Vendas 2020-2.029.798.546 €, Resultados 2019 132.628.448 euros). Nesta perspetiva Sr. Presidente coloque a sua equipa a trabalhar com as Associações Empresariais para criar um mecanismo financeira (Fundos de Investimento ou outros…) em que tanto as empresas, como os Particulares residentes e Diáspora poderão subscrever Capital para podermos financiar um novo Aeroporto. Assim se nos próximos quatro anos esta obra se concluir a Região Autónoma da Madeira terá uma Autoestrada para o Mundo a funcionar 24 horas por dia e o Sr. Dr. Miguel Albuquerque poderá sair em Ombros e levantar Voo para outros Desafios em latitudes mais Cosmopolitas .

Emanuel Brás