Desporto

'Dragões de Lisboa' celebram título do FC Porto em clima de êxtase

None

Os adeptos do FC Porto em Lisboa comemoraram hoje, na casa do clube, a conquista do 30.º título nacional de futebol, após a vitória por 1-0 sobre o Benfica, em jogo da 33.ª jornada da I Liga portuguesa.

Uma réplica do Estádio do Dragão em Lisboa: assim se pode classificar o ambiente nos Dragões de Lisboa, a casa do FC Porto situada na Avenida da República, na capital, com mais de duas centenas de pessoas em puro êxtase.

O clima era de natural expectativa no 'quartel-general' dos sócios, adeptos e simpatizantes do FC Porto; afinal, os 'dragões' encontravam-se à distância de somente um ponto para recuperar o título nacional.

A vontade de celebrar após um ano de interregno, no qual os 'azuis e brancos' se viram suplantados pelo Sporting, tomava conta do espaço, num clima sempre jovial e de bom convívio entre todos os presentes.

O calor que se fazia sentir no exterior e a hora a que o confronto entre 'águias' e 'dragões' se iniciou convidavam ao petisco e às bebidas frescas e, sem surpresa, o balcão não teve mãos a medir na quantidade de cervejas servidas.

Quando o árbitro apitou para o início do 'clássico' no Estádio da Luz, o ritmo de festa abrandou e as largas dezenas de apoiantes 'azuis e brancos' pareciam estar, tal como os 11 jogadores, dentro de campo também.

A primeira parte foi, tal como no relvado, mais discutida, debatendo-se cada lance com paixão, com alguns visados expectáveis - Nicolas Otamendi, pelo passado que o liga ao Dragão e ter-se mudado para o rival, terá sentido as 'orelhas a arder'.

O intervalo despertou, em definitivo, o clima de celebração: a multidão portista entoou, em uníssono, diferentes cânticos e saltou em apoio ao seu clube, que ainda assim não conseguia desfazer o nulo na Luz.

Durante dois minutos, o ambiente festivo ficou em suspenso - Darwin Núñez bateu Diogo Costa. Fez-se silêncio, que rapidamente se transformou em grito generalizado quando se confirmou o fora de jogo do uruguaio.

Até final, os 'portistas de Lisboa' ainda puderam celebrar efusivamente quando Diogo Costa evitou o golo do Benfica - que anularia a festa - e já perto do final, aos 90+4, Zaidu marcou golo, confirmou a vitória e o título nacional.

Todos saltaram, do mais velho até à criança de um ano e 10 meses: a pequena Clara, vestida a preceito com um equipamento do FC Porto, foi a camisola 20 mais acarinhada na sala, participando nos festejos para orgulho de um pai 'babado' e muito orgulhoso.