Mundo

Viver em locais mais desfavorecidos aumenta o risco de morte

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

Um estudo internacional, liderado por investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), concluiu que viver em locais mais desfavorecidos aumenta o risco de morte, sobretudo entre aqueles que vivem em piores condições socioeconómicas.

"Já sabíamos, à partida, que as pessoas que vivem em locais mais desfavorecidos têm pior saúde e pior qualidade de vida, mas o que não sabíamos e queríamos perceber era se o efeito prejudicial de residir em contextos socioeconómicos mais pobres era igual para todas as classes sociais", afirmou hoje Ana Isabel Ribeiro, a primeira autora do estudo.

Em declarações à agência Lusa, a investigadora explicou que o estudo, desenvolvido no âmbito do projeto europeu Lifepath, visava também "colmatar uma falha" na literatura, uma vez que os artigos publicados contêm "resultados dispares" e "centrados em países anglo-saxónicos, descurando a realidade sul europeia".

Publicada na revista científica The Lancet Public Health, a investigação recorreu a uma amostra de mais de 160 mil pessoas, com idades entre os 18 e 91 anos, no âmbito de seis coortes [estudos longitudinais] seguidas ao longo de quase 20 anos em Portugal, na Suíça, França, Itália, Austrália e Inglaterra.

"Estes dados permitiram-nos ter uma variedade de situações sociodemográficas distintas", afirmou Ana Isabel Ribeiro, destacando que foi analisada informação sobre o nível de escolaridade dos participantes (indicador usado para determinar a condição socioeconómica), o nível de privação socioeconómica do local de residência e dados sobre a mortalidade.

A análise dos dados permitiu aos investigadores concluir que "os indivíduos que vivem em territórios mais pobres e desfavorecidos têm um maior risco de morte", sobressaindo uma diferença de 21% comparativamente aos indivíduos que vivem em locais mais favorecidos.

Ao mesmo tempo, a investigação comprovou que o "efeito prejudicial à saúde de viver em locais mais desfavorecidos é mais pronunciado (31%) em indivíduos com estatuto socioeconómico mais baixo (ensino básico)".

"Dois indivíduos, um de classe baixa e outro de classe alta, ambos a residir em locais desfavorecidos, o que é da classe baixa vai sofrer mais as consequências negativas de residir neste contexto", esclareceu Ana Isabel Ribeiro.

A investigação concluiu ainda que a diferença ao nível da mortalidade entre residir em lugares mais desfavorecidos e favorecidos foi "mais evidente" na coorte portuguesa (EPIPorto), australiana (MCCS) e inglesa (Whitehall II).

"Algumas evidências prévias já apontavam neste sentido. Neste estudo, testamos uma hipótese relacionada com a segregação sócio espacial. Existem evidências que cidades mais segregadas acentuam desigualdades sociais em saúde", afirmou, destacando que a segregação promove "maior desigualdade".

Os resultados obtidos na investigação evidenciam a "necessidade de atuar em três frentes: a nível individual, a nível local e a nível nacional", defendeu a investigadora.

"É importante que tanto as políticas de saúde como de ordenamento do território incidam nestes contextos, equipando-os dos melhores equipamentos", acrescentou.

Financiado pela Comissão Europeia, o projeto europeu Lifepath, que tinha como objetivo investigar os mecanismos biológicos através dos quais as desigualdades sociais conduzem às desigualdades em saúde, terminou em 2019.