Madeira

"A democracia e a liberdade estão em risco"

Jornadas Parlamentares do Partido Socialista decorrem no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira.

None

Decorre no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira as Jornadas Parlamentares do Partido Socialista.

A iniciativa subordinada ao tema 'Liberdade e Democracia: Lições de Abril para o Futuro' tem como objectivo "reflectir sobre Abril e sobre os seus grandes valores: a liberdade da democracia e da autonomia", explica Rui Caetano.

A liberdade não deve ser vista como um dado adquirido: "A democracia e a liberdade têm de ser regadas como as plantas", disse Luís Osório, jornalista e escritor.

Já Rui Caetano acredita que é necessário continuar a lutar: "Lutar pela nossa democracia e pela nossa liberdade".

"A democracia e a liberdade estão em risco", confessa o jornalista e escritor.

Existem "sistemas e ideias" que pretendem acabar com a democracia, por isso é preciso continuar a "regar" para que estas ideias não se consolidam e a geração actual, que não viveu o 25 de Abril, deve "regar a democracia".

"É a geração que vai deparar-se pela primeira vez na sua vida, a ideia que tudo se pode desmoronar em algum momento", acrescentou.

A guerra entre a Ucrânia e a Rússia são exemplo disto: "O bem e o mal está dentro de nós e há muita gente a 'rega-lo' com grande paixão", refere Luís Osório.

A democracia que se vive actualmente não é a mesma para que se lutou há 50 anos: "As pessoas queriam e desejavam coisas diferentes", disse o escritor.

"A liberdade é um processo muito lento e não há sistemas perfeitas nem liberdades perfeitas", acrescentou.

A ideia de futuro não deve ser à base do "medo" e passa pela educação,  mas não é a única solução: "Temos a geração com mais estudos e em 50 anos mudámos completamente e, no entanto, notámos que estas pessoas que são educadas são atraídas por ideias que desagregam por um individualismo crescente", refere Luís Osório.

No que diz respeito à democracia na Madeira, o jornalista afirma que: "Os madeirenses escolheram o PSD nestes últimos 50 anos e isto é um facto, não há uma ditadura".

Contudo, a democracia deve ter como base a "rotatividade de poder". Acrescentando que: "A Madeira é um lugar muito específico".

"Se olharmos para a Região Autónoma da Madeira e para a forma como o Governo Regional governa a nossa região apercebemo-nos de alguns tiques da prepotência de como se faz a gestão das políticas e o facto de não se ouvir os partidos da oposição", acrescentou Rui Caetano.