A Guerra Mundo

Espanha proíbe escala de navio maltês com carga de uma embarcação russa

None

A Espanha proibiu hoje o acesso às suas águas territoriais a um navio maltês que transportava carga de uma embarcação russa proibida de entrar nos portos europeus devido às sanções impostas à Rússia desde a invasão da Ucrânia.

Num comunicado, o Ministério dos Transportes espanhol informou que a Marinha recusou o acesso "ao navio de bandeira de Malta 'Black Star' em águas territoriais espanholas porque tem provas de que transportava carga transferida do navio russo 'Andrey Pervozvanniy', que está sujeito a sanções da UE [União Europeia]".

As autoridades espanholas já tinham impedido o "Andrey Pervozvanniy" de realizar uma escala em Barcelona em 25 de abril, devido às sanções impostas pelo bloco europeu à Rússia na sequência da invasão da Ucrânia.

O navio maltês tinha previsto descarregar a sua carga, que incluía óleo de palma não-alimentar e derivados, na quarta-feira à noite no porto de Barcelona, segundo o mesmo comunicado.

Um pacote de sanções europeu (o quinto), adotado a 08 de abril, proíbe os navios de bandeira russa de atracarem nos portos da UE, exceto os que transportam alimentos, ajuda humanitária ou energia.

A Marinha mercante espanhola foi informada pela Agência Europeia para a Segurança Marítima que o "Andrey Pervozvanniy" tinha transferido a sua carga para o "Black Star" em 24 de abril "a 12,5 milhas náuticas a noroeste da ilha de Malta", de acordo com o Ministério dos Transportes espanhol.

A ofensiva militar russa iniciada na madrugada de 24 de fevereiro na Ucrânia -- justificada pelo Presidente Vladimir Putin com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar o país vizinho para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e a imposição à Rússia de sanções que atingem praticamente todos os setores, da banca ao desporto.