Madeira

JSD Ribeira Brava promove iniciativa para alertar para situações de emergência

None
Foto: DR

A JSD da Ribeira Brava organizou, com o apoio dos Bombeiros Mistos da Ribeira Brava e Ponta de Sol, uma exposição de viaturas e algumas actividades de formação para a resposta a situações de emergência.

A iniciativa decorreu no centro da Ribeira Brava e teve como principal objectivo formar os cidadãos nomeadamente os mais jovens.

“Atendendo ao histórico de fenómenos naturais, é fundamental prepararmos os nossos jovens para as situações de emergência” referiu Ilton Fernandes, presidente da estrutura local da JSD Ribeira Brava.

Formação em Suporte Básico de Vida (S.B.V), Montagem do Teatro de Operações e as suas Comunicações em situação de incêndio ou emergência foram algumas das iniciativas realizadas.

No que diz respeito à formação foram abordadas, em contexto prático e teórico, a utilização de mangueiras em situação de incêndio e algumas técnicas de combate aos incêndios.

“Não obstante os conteúdos lecionados desde cedo nas escolas, este tipo de formações permitem um contacto diferenciado com o trabalho desenvolvido pelos bombeiros na salvaguarda das populações” disse o líder.

O JSD salientou ainda sobre os principais cuidados a ter no decurso da época de verão com as áreas verdes.

Foi ainda realizado um minuto de solidariedade para com o povo ucraniano pela Guerra que enfrentam com a Federação Russa, circunstância que deve merecer o “maior repúdio de todos aqueles que defendem a liberdade e a democracia" rematou a organização.