A Guerra Mundo

Ucrânia pode precisar de 4,6 mil milhões de euros por mês nos próximos tempos

None
Foto EPA

A diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, alertou ontem que a Ucrânia deverá precisar de cerca de cinco mil milhões de dólares por mês (cerca de 4,6 mil milhões de euros) durante os próximos dois a três meses.

"Embora sujeito a uma incerteza considerável, estimamos que nos próximos dois a três meses cerca de cinco mil milhões de euros por mês podem ser necessários simplesmente para permitir que o governo e a economia [da Ucrânia] continuem a funcionar no meio da guerra", disse a responsável do Fundo Monetário Internacional (FMI), durante uma intervenção numa mesa redonda sobre a Ucrânia, no âmbito das reuniões de primavera promovidas pela instituição e pelo Banco Mundial.

Kristalina Georgieva sublinhou que as reservas do país irão ficar sob pressão, explicando que será necessário mais financiamento externo, particularmente financiamento em condições favoráveis e doações de desembolso rápido.

"Sem apoio adicional, os grandes esforços feitos pelas autoridades ucranianas para manter a estabilidade macroeconómica e financeira - perante enormes choques e circunstâncias terríveis - tornam-se ainda mais difíceis de sustentar", acrescentou.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de dois mil civis, segundo dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou já a fuga de mais de 12 milhões de pessoas, mais de 5 milhões das quais para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU -- a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).