Madeira

Veículos enviados para abate têm vindo a aumentar na Região

None Ver Galeria

Desde 2018 que o número de veículos enviados para abate tem vindo a aumentar na Região Autónoma da Madeira, conforme referiu Susana Prada, secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas. 

“Em 2018 foram enviados 1176 veículos, em 2019 foram 1660, em 2020 foram 1155 e no último ano foram 1938 veículos enviados para abate”, anunciou Susana Prada, durante a visita à ‘HJ Sucata’, no Caniço, onde esta manhã ocorreu uma sessão de demonstração técnica de desmantelamento de veículos em fim de vida, promovida pela Direção Regional de Ambiente e Alterações Climáticas (DRAAC), em parceria com a VALORCAR, entidade licenciada para a gestão de um Sistema Integrado de Gestão de VFV.

Na ocasião, a secretária que tutela a pasta do Ambiente explicou ainda que na Madeira existem sete operadores autorizados de gestão de resíduos de veículos em fim de vida (VFV), locais onde os cidadãos devem entregar os seus veículos, de forma a transformar os recursos e permitir que os mesmos possam ser “reutilizados imediatamente ou reciclados” para serem usados mais tarde.

“Após a sua entrega, o veículo é descontaminado, onde são retiradas todas as peças que podem contaminar o ambiente. Depois essas peças que ainda estão adequadas a uma nova reutilização, como por exemplo os espelhos e retrovisores em boas condições, são retirados e vendidos. A terceira parte do processo é feito com o que sobra - o ferro e a carcaça - que vão para o continente, onde sofrem um processo de reciclagem”, explicou sobre a operação de gestão de resíduos dos VFV.