Madeira

20% das casas à venda na Madeira ficam menos de 7 dias no mercado

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

"Cerca de 20% das casas compradas na Ilha da Madeira em fevereiro através do idealista estiveram à venda menos de uma semana", segundo um estudo realizado pelo idealista, o Marketplace imobiliário do sul da Europa, divulgado esta quinta-feira. "Já 12% esteve no mercado entre duas semanas e um mês, 23% entre um e três meses, 30% entre três meses e um ano e 16% mais de um ano", acrescenta.

"Analisando as 'vendas expresso' - ou seja, casas que se vendem em menos de uma semana - por capitais de distrito, é em Faro e no Funchal que encontramos uma maior percentagem (24% em ambas as cidades)", evidencia. "Seguem-se o Porto (19%), Évora (18%), Setúbal e Coimbra (14% em ambas as cidades). Abaixo da média nacional, encontram-se Leiria (12%), Braga, Aveiro, Lisboa, Castelo Branco (10% nas quatro capitais de distrito), Vila Real (9%) e Santarém (9%)".

No estudo, conclui-se ainda que, "em sentido contrário e com apenas 3%, Beja é a cidade onde as 'vendas expresso' de casas menos acontecem em Portugal. Seguem-se Ponta Delgada (6%), Viseu (6%), Viana do Castelo (6%), Bragança (8%) e Guarda (8%)".

Já em relação aos distritos e regiões autónomas, "o mercado comporta-se de outra forma", garante o idealista. "Foi no distrito do Porto (25%) onde mais casas foram vendidas em menos de uma semana durante o mês de fevereiro deste ano. Seguem-se a Ilha da Madeira (20%), Lisboa (12%), Setúbal (12%), Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Santarém (10% nos quatro distritos), Faro (9%), Coimbra (9%), Braga (9%) e Évora (8%). Por outro lado, é novamente em Beja onde esta percentagem é menor, com apenas 2%. Seguem-se Bragança (3%), Castelo Branco, Vila Real e Portalegre (6% nos três distritos)", conclui.