Comunidades Mundo

Três supermercados de portugueses encerrados na Venezuela por atraso na declaração rendimentos

Foto DR
Foto DR

Três sucursais da rede de supermercados Unicasa, propriedade de portugueses radicados na Venezuela, foram encerrados quarta-feira pelas autoridades do Município de Baruta (sudeste de Caracas) por alegadamente se terem atrasado na declaração mensal de rendimentos brutos.

"Resolve-se: Impor à sociedade mercantil Supermercado Unicasa CA a sanção de uma multa prevista na Ordenança sobre Atividades Económicas da Indústria, Comércio, Serviços e de Índole Similar do Município de Baruta, assim como a sanção de clausura temporária do estabelecimento comercial", lê-se na resolução da administração tributária local 00586.

Segundo as autoridades a legislação local estabelece que "o contribuinte ou responsável pelo pagamento do imposto" deverá "realizar durante os primeiros 15 dias de cada mês, uma declaração jurada mensal de ingressos brutos perante a administração tributária municipal, na que determinará o valor do imposto a pagar por cada atividade desenvolvida durante o mês a que se refere a declaração".

Na resolução lê-se que a rede de supermercados Unicasa "não apresentou a declaração jurada mensal correspondente ao mês de fevereiro de 2022, dentro do lapso de tempo estabelecido" pela legislação, o que "constitui a alegada comissão de um ilícito".

Uma fonte da Associação Nacional de Supermercados e Auto-serviços (ANSA), explicou aos jornalistas que a Unicasa realizou o pagamento correspondente aos impostos municipais e que o dinheiro correspondente "está nos cofres do Município Baruta".

Também que apesar de ter sido efetuado o pagamento, a página web municipal bloqueou a conta do usuário, impedindo que registar o pagamento efetuado.

O bloqueio ocorreu depois de a rede Unicasa manifestar desacordo com o valor mensal que as autoridades municipais exigem pela recolha de lixo e resíduos.

"Como não pagámos o que pede a Fospuca (entidade privada que recolhe o lixo), 6.000 dólares mensais (5.443 euros), porque não estamos de acordo com essa quantidade, nos bloquearam o portal da alcadia", explica a fonte, citada pelo portal La Patilla.

Segundo o portal web o prazo para a declaração era de 15 de março.

As redes sociais dão conta que também o supermercado El Pátio, propriedade de portugueses, estaria tendo o mesmo problema.

A situação está a levantar questionamentos nas redes sociais, com os utilizadores a questionaram se uma empresa ou serviço privado pode bloquear o pagamento de um imposto municipal e estar pro cima de um procedimento de pago de um organismo governamental.

Também questionam se os novos preços do serviço de recolha de lixo está ou não em concordância com a "harmonização tributária" legal e a realidade económica do país.

Em setembro de 2018, 34 gerentes de supermercados, entre eles pelo menos dez portugueses e luso-descendentes foram acusados pelas autoridades venezuelanas de boicote económico e de alegadamente impedirem o abastecimento de produtos básicos, e de violarem as leis que regulam os preços.

Os detidos eram gerentes das redes de supermercados Central Madeirense e Excelsior Gama, propriedade de portugueses radicados na Venezuela.

Em outubro de 2018, o então secretário das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, realizou uma visita à Venezuela, durante a qual se reuniu-se com as autoridades locais, levando a que os gerentes detidos passassem a um regime de apresentação e fossem depois libertados.

Durante a visita as autoridades venezuelanas comprometeram-se a trabalhar regularmente em articulação com os empresários luso-venezuelanos na aplicação das novas políticas económicas, anunciadas recentemente.