Desporto

Madeira Andebol SAD entre os grandes

None

O andebol masculino da Região volta a marcar presença na fase mais importante da Taça de Portugal, uma competição onde os madeirenses já gravaram o seu nome na lista de vencedores quando em 1999, ano de estreia do projecto, bateram na final o Boavista, depois de nas meias-finais terem afastado o ABC.

Foi em Tondela e na equipa boavisteira nesta final alinharam a central Paulo Fidalgo, hoje treinador dos madeirenses e Carlos Marques Pereira, guarda-redes, que viria a se transferir igualmente mais tarde para o Madeira SAD onde inclusive foi administrador.

'Cumprindo-se' a vontade de Carlos Baptista, presidente em 1999 e também agora, focando “o desejo em colocar os madeirenses no topo de andebol masculino nacional”, esta oitava presença na fase mais relevante da prova, não deixa de ser meritória e um bom prenúncio.

Em 2000/2001 com o técnico Rafael Leon e em 2005/2006 com José António Silva estiveram nesta fase da prova. Com Paulo Fidalgo em 2009/2010, 2010/11 e 11/12 marcaram igualmente presença.

Em 2015, em Almada, o Madeira SAD orientado por Paulo Fidalgo disputou as meias-finais frente ao Sporting, para depois voltar em 2018 às meias finais frente ao Águas Santas, isto num ano onde fizeram história como a primeira equipa do desporto madeirense a atingir uma final europeia, Taça Challenge frente ao CSM Bucareste.

Na Taça de Portugal em 2015, os madeirenses afastaram o Módicus, Belenenses e Fafe tendo perdido nas meias-finais com o Sporting por 32-25. Em 2018, eliminaram o Mafra, Estarreja e ABC, perdendo nas meias-finais frente ao Águas Santas por 24-22.

Agora no próximo mês de Junho, será em Matosinhos que o Madeira SAD voltará às meias-finais, tendo como possíveis adversários, FC Porto, Sporting ou Benfica. Um dado relevante: poderá ser esta presença também uma porta aberta para um possível regresso às provas europeias.