Madeira

CMF investe no Terraço do Mercado dos Lavradores para melhorar condições dos comerciantes

None

Um dos mais recentes investimentos da Câmara Municipal do Funchal trata-se da melhoria e dinamização do Terraço do Mercado dos Lavradores, por forma a atrair novos eventos. Esta é uma medida que surge no seguimento do anúncio da mudança das ferias temáticas do piso central para o terraço.

"Esta aposta em pequenas melhorias do espaço, visam torná-lo mais aprazível para os comerciantes", mas também "para os participantes dos eventos e para os visitantes". A indicação é dada pela vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal, em nota publicada nas redes sociais da autarquia.

Cristina Pedra faz questão de relembrar a "importância" que a actual vereação dá ao Mercado dos Lavradores, nomeadamente no que se refere à "valorização patrimonial, à melhoria das condições, à dinamização" e que, nesse sentido, "ainda este ano serão realizadas obras superiores a 400 mil euros". Essa informação foi tornada pública pelo presidente da Câmara Municipal do Funchal aquando do 81.º aniversário do Mercado, assinalado no final do ano passado.

Estas últimas melhorias, reforça que "mostram o compromisso que a autarquia estabeleceu com os comerciantes, que visa a modernização, inovação e potencialização do Mercado dos Lavradores com vista ao seu crescimento social e económico". Entre as melhorias está a aquisição e utilização de uma cortina de luz, com cerca de 19 metros.

De acordo com a autarquia, "esta cortina de luz vai permitir o reforço da iluminação de toda esta área, tornando o espaço mais acolhedor, realçando a beleza do mesmo e contribuindo para uma identidade singular dos eventos". 

As decorações desse espaço serão actulizadas conforme a época do ano. "Há a preocupação de envolver os comerciantes neste modelo de gestão dos Mercados Municipais", sendo disso exemplo as iniciativas dinamizadas como as feiras temáticas que têm sido ornamentadas com as flores cedidas por um dos comerciantes.

Outro dos investimentos passa pela aquisição de materiais de protecção solar para o Mercado dos Lavradores. Estes vão ser colocados no último piso, "e visam colmatar a ausência de toldos em áreas estratégicas. Esta aquisição visa dar resposta às observações feitas pelos comerciantes e pelos participantes das feiras temáticas, que apontam para a forte incidência solar nos seus produtos, podendo comprometer a qualidade dos mesmos".

Será também colocado um pequeno toldo junto ao Posto de Turismo para evitar incidência solar sobre os hortofrutícolas ali perto à venda, uma preocupação antiga que fica agora resolvida.