Madeira

Assembleia Municipal de Santa Cruz marcou presença no 3.º Congresso ANAM

None

A Assembleia Municipal de Santa Cruz marcou presença no 3.º Congresso ANAM, que decorreu na Covilhã, no passado dia 19 de Fevereiro.

Focando-se na reflexão sobre os eixos da governação multinível e dos conceitos de subsidiariedade, cooperação e solidariedade, Júlia Caré, presidente da Assembleia Municipal de Santa Cruz, reforçou a importância da Assembleia Municipal, “nascida com a democracia de Abril.

A autarca destacou ainda o debate em torno da “interdependência entre o local, o regional, o nacional e a dimensão europeia, os desafios à organização do Estado nas respostas aos problemas das populações e às características multifacetadas da geografia e da demografia, nos seus contrastes entre interioridade desertificada, litoral superpovoado e insularidades dispersas, por vezes incompreendidas, neste país centralista”.

Sobre o tema da descentralização e regionalização das estruturas do Estado para uma melhor decisão política, celeridade na planificação e execução, com vista à coesão social, Júlia Caré considera ser “o caminho para vencer desigualdades e cumprir o abril de onde nascemos há quase 50 anos”.