País

Técnicos acederam a navio já "sem incêncios" ao largo dos Açores

None
FOTO EPA

Cinco técnicos acederam ontem ao interior do navio mercante 'Felicity Ace', que está ao largo do Faial, nos Açores, para estabilizar a embarcação, que já "não tem incêndios a bordo", revelou a autoridade marítima.

"Foi realizada esta manhã uma operação, com recurso a um helicóptero da Força Aérea, que permitiu a ida a bordo de cinco elementos da empresa holandesa. O navio já está amarrado a um rebocador para que não continue à deriva", adiantou à agência Lusa o capitão do Porto da Horta, Mendes Cabeças.

A embarcação, que transportava cerca de quatro mil automóveis, que se destinavam ao mercado norte-americano, emitiu a 16 de fevereiro um alerta por ter "fogo ativo no porão de carga", numa altura em que se encontrava a cerca de 90 milhas náuticas (cerca de 170 quilómetros) a sudoeste da ilha do Faial, nos Açores.

Os 22 tripulantes que estavam a bordo do 'Felicity Ace' foram resgatados em segurança no mesmo dia, pela Força Aérea Portuguesa.

Mendes Cabeças disse que, agora, o navio "está a cerca de 240 milhas do Faial", pois tem estado à deriva.

"Ainda durante a tarde de hoje o helicóptero irá retirar os cinco elementos que estiveram a bordo em avaliações com vista a um futuro reboque do navio", explicou ainda.

O capitão do Porto da Horta, na ilha do Faial, revelou ainda que "não há incêndios a bordo" e que, nesta altura, as temperaturas no interior oscilam "entre os 50 a 60 graus".

"Não há indícios de se reacender o incêndio neste momento", acrescentou.

O 'Felicity Ace', com bandeira do Panamá, tinha partido de Emden, na Alemanha, com destino ao porto de Davisville, no estado norte-americano de Rhode Island.