Madeira

Mais 10 espaços comerciais no Mercado dos Lavradores

None
Foto André Ferreira/CMF

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) atribuiu o direito de exploração de 10 espaços comerciais no Mercado dos Lavradores. O valor médio das rendas ronda os 300 euros.

Cristina Pedra considera que os novos espaços comerciais irão mudar a imagem “estagnada e deprimente” que marcou os últimos anos do Mercado, especialmente no terceiro piso.

A assinatura dos contratos com os comerciantes realizou-se esta terça-feira. O direito de exploração destes novos espaços comerciais começa a partir do dia 1 de março.

A vice-presidente da autarquia lembra que quando o executivo liderado por Pedro Calado tomou posse, a taxa de ocupação do Mercado era de 75%. Com a assinatura das novas concessões a taxa passou para os 89 %. “Prometemos e cumprimos a primeira promessa”, sublinha Cristina Pedra, lembrando a segunda promessa: “Não iríamos compactuar, nem permitir rendas unitárias por mês de 5,6 e 7 mil euros, pois isso era condenar ao fracasso.”

Cristina Pedra salienta que foram desenvolvidos esforços no sentido de passar a praticar “rendas justas, sustentadas e equilibradas” que vão dos 250 a 400 euros. 

Com rendas substancialmente inferiores às praticadas actualmente e ajustadas à realidade do mercado estão criadas as condições para a viabilidade dos negócios. Infelizmente a CMF não pode ir ao passado retificar e regularizar situações que consideramos incomportáveis. O nosso compromisso foi não enveredar na mesma política errada. Será garantido o equilíbrio entre a tradição e a inovação, o que permitirá captar e fidelizar novos clientes, hoje mais informados e exigentes. Cristina Pedra

A autarquia informa que, de um total de 23, existem ainda 13 espaços vazios, mas a vice-presidente assegura que a cãmara vai continuar a trabalhar para abrir brevemente esses espaços.