Mundo

Reconhecimento dos separatistas por Moscovo viola soberania ucraniana

None
Foto EPA

O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse hoje que a decisão da Rússia em reconhecer a independência dos territórios separatistas no Dunbass ucraniano "é uma violação da integridade territorial e da soberania da Ucrânia".

É "incompatível com os princípios da Carta das Nações Unidas", salientou o diplomata português através de um comunicado.

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, reconheceu hoje a independência dos territórios separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia, com os quais assinou tratados de amizade e assistência mútua e determinou o envio do Exército russo para "manutenção da paz" neste região.

Guterres altera planos e cancela viagem à República do Congo

O secretário-geral da ONU vai cancelar uma viagem prevista à República Democrática do Congo (RDC) devido à escalada das tensões em torno na Ucrânia, informou hoje a organização.

Num breve comunicado, o porta-voz de António Guterres, Stephane Dujarric, informou que tendo vai "em vista da deterioração da situação na Ucrânia" o secretário-geral não vai viajar ao país africano e regressa terça-feira a Nova Iorque, onde está localizada a sede da ONU.